QUANDO O PROVISÓRIO SE TORNA PERMANENTE: A OPERAÇÃO ACOLHIDA COMO POLÍTICA MIGRATÓRIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220013Abstract
O Brasil é o quinto país receptor do fluxo de venezuelanos na região e o segundo com mais venezuelanos refugiados. À medida que essa situação ganhou ímpeto, os governos municipal e estadual se viram despreparados para responder às necessidades básicas decorrentes do aumento do fluxo de refugiados e imigrantes venezuelanos. Em 2018, na tentativa de administrar o fluxo venezuelano, o Estado brasileiro implementou a Operação Acolhida, uma força-tarefa militar-humanitária para controle, acolhimento e integração dos imigrantes que entravam pela fronteira norte no estado de Roraima. Com base na premissa de que a política pública não é uma ação governamental programada para responder a uma demanda pontual, mas, que contempla ações intencionais que fazem uso de instrumentos e recursos para oferecer “soluções duradouras” e alcançar benefícios públicos, este artigo analisou a “Operação Acolhida” como uma política pública de caráter migratório a partir da perspectiva de ciclo político. Dentre as conclusões, pode-se citar a fragilidade do sistema e das políticas de acolhimento e assistência aos imigrantes no âmbito municipal, especialmente em relação ao orçamento e financiamento. Ainda a intenção do governo brasileiro em resolver a questão do fluxo migratório venezuelano de maneira provisória, sem a necessidade de trazer ao debate público o que rege o artigo 120 da Lei de Migrações: criação de uma “Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia”.
Published
Issue
Section
License
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.