DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO 4.0 E SEU IMPACTO NO MERCADO DE TRABALHO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210015Resumo
O agronegócio é essencial para a produção de alimentos e segurança alimentar do planeta, que deverá chegar a 9,7 bilhões de pessoas até 2050, sendo, ainda, um impulsionador econômico e social no Brasil. O desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos aplicado na agropecuária é enorme, com utilização de sistemas conectados, dotados de inteligência artificial que permitem automatização e digitalização de diversas atividades, esse processo recebe o nome de Agronegócio 4.0. Todavia, apesar dos ganhos de produtividade, implicações em relação a questões sociais precisam ser consideradas. O objetivo do estudo foi aprofundar as aplicabilidades e características do Agronegócio 4.0 e suas relações com o mercado de trabalho rural, destacando seus impactos sobre a redução do número de trabalhadores e a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades da mão de obra para o desenvolvimento de moderno e crescente sistema produtivo. Foram realizadas entrevistas para inferir esses aspectos a partir da visão de especialistas da área de agronegócios. Os resultados apontam que o Agronegócio 4.0 vem demonstrando ganhos de produtividade, porém se desenha de forma heterogênea, pela disparidade econômica que ainda há no campo, bem como, pela influência dos aspectos geracionais e culturais. Produtores mais idosos resistem aos sistemas tecnológicos e digitais, enquanto os jovens produtores rurais são mais receptivos a inovação. Além disso, exigências de qualificações para o setor e a geração de oportunidades de novos negócios voltadas para as demandas do campo estão presentes, impactando o mercado de trabalho rural por completo de forma positiva e negativa.Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.