RELAÇÕES CONTRATUAIS: ESTUDO DE ATRIBUTOS DA TRANSAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210012Abstract
A Pesquisa Anual de Serviço (PAS) aponta que o setor de serviços tem impacto relevante no produto interno bruto do Brasil. A análise da contratação de serviços sob a ótica da Economia dos Custos de Transação (ECT) contribui neste segmento por ser um contexto pouco estudado nacionalmente. Assim, esta pesquisa permite aproximação aos estudos internacionais que apresentem contexto semelhante. O objetivo da pesquisa é analisar atributos da transação (especificidade do ativo, incerteza e frequência) na contratação de serviços para eventos com execução em longo prazo. Como esta pesquisa é qualitativa e descritiva, utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com seleção dos sujeitos por acessibilidade. Os resultados indicam aproximação aos conceitos de especificidade de ativo de: marca, humano e temporal. Especificamente ao aspecto temporal, o qual na pesquisa está associado ao calendário de eventos e a baixa possibilidade de reagendamento, situação vinculada a contexto específico (Covid por exemplo) e interfere na decisão de ruptura contratual (quando esta é viável, por exemplo taxas para ruptura contratual). Na frequência observa-se que a empresa organizadora de eventos (contratada) surge como intermediadora da relação entre contratantes (formandos) e demais fornecedores, minimizado impactos da infrequência desse relacionamento. As incertezas estão relacionadas aos contratos com execução em longo prazo. Na relação entre contratante e contratada observou-se: elevada assimetria de informação nas fases iniciais de contratação; peculiaridades na contração por ser em longo prazo, aumentando a incompletude contratual entre os pares; bem como perdas associadas ao hold-up.Published
Issue
Section
License
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.