OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO SPED NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA CONTINGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210009Resumo
O presente artigo analisou, sob a ótica da Teoria Contingencial, a perspectiva dos profissionais contábeis quanto às oportunidades e desafios ocasionados após a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Tem como justificativa a importância de relatar as impressões dos profissionais da região norte do Paraná em relação ao SPED, bem como, verificar a influência dos fatores contingenciais no processo de implementação, pontuando-se os principais benefícios e dificuldades ocasionados com a implantação do Sistema. Para cumprimento dos objetivos, utilizou-se a metodologia descritiva, quantitativa e survey. Os dados foram coletados por meio de questionários, sendo que 92 retornos foram considerados válidos e analisados mediante estatística descritiva. Com base na análise dos dados coletados, verificou-se que os fatores contingenciais tecnologia e ambiente impactam a rotina de trabalho dos profissionais, enquanto sua estrutura se modifica de acordo ao ambiente a qual é inserida. Quanto às oportunidades, observou-se que ainda há receio por parte dos profissionais em relação a otimização de trabalho, agilidade no processamento, diminuição na sonegação de impostos, redução das etapas de trabalho e de custos. No que se refere aos desafios, constatou-se que ocorreram dificuldades na adaptação. Entretanto, foram fornecidos cursos e treinamentos pelas organizações com a finalidade de aumentar a familiarização dos operadores com o Sistema. Além disso, verificou-se que o Sistema exige mais qualificação do profissional comparado ao trabalho manual por seus erros serem passíveis de penalidades, todavia, atualmente, os respondentes se consideram aptos para manusear o SPED com destreza. Como resultados complementares verificou-se que o Sistema é considerado permanente, suas atualizações dificultam a sua utilização e ainda, que os procedimentos deveriam ser implementados para todas as empresas.Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.