VALORES DO TRABALHO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO: ESTUDO DE CASO NO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210008Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar valores do trabalho predominantes entre os colaboradores de uma Cooperativa de Crédito para auxiliar a gestão de recursos humanos a criar medidas que estejam alinhadas com o propósito dos colaboradores, contribuindo com o sistema organizacional e proporcionando maior satisfação em conjunto com as diretrizes da empresa. A metodologia classifica-se quanto aos objetivos como descritiva, com propósito de descrever os resultados teóricos e o instrumento explorados anteriormente na literatura. Quanto a abordagem do estudo é qualitativa com emprego de pesquisa survey. O instrumento de coleta de dado deu por meio de um questionário estruturado aplicado a grupo de colaboradores da cooperativa de crédito acerca dos valores do trabalho. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o instrumento de pesquisa denominado Escala de Valores do Trabalho (EVT), desenvolvido e validado por Porto e Tamayo (2003), que identifica a hierarquia dos valores do trabalho, composta por quatro categorias: realização no trabalho, relações sociais, prestígio e estabilidade. Os resultados identificaram a hierarquia de valores atribuída pelos colaboradores da cooperativa de crédito, classificando tais categorias como de maior e de menor importância. A categoria que obteve maior média foi a estabilidade, evidenciando que os colaboradores da cooperativa pesquisados atribuem maior importância para segurança e estabilidade financeira em detrimento de outros valores.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.