AS FORMAÇÕES DISCURSIVAS DOS RELATÓRIOS EMPRESARIAIS OFICIAIS: CASOS DE CONSTRUÇÃO DE SIMULACROS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210005Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o alcance da capacidade de relatórios contábeis e financeiros oficiais espelharem a realidade organizacional. Assim, buscou-se compreender a interferência discursiva de três diferentes agentes: (i) investidores/empresariado; (ii) Estado/fisco e (iii) profissionais da contabilidade – nas atividades dos funcionários praticantes de registros contábeis e financeiros. Também se empreendeu uma análise acerca do relato das práticas dos profissionais que realizam as atividades burocráticas para elaboração dos relatórios oficiais. Cruzaram-se as análises e, com isso, apreendemos o desenvolvimento de práticas que buscam conformidade em relação aos distintos interesses dos stakeholders sem a intenção de espelhar de forma imparcial a realidade acessada pelos praticantes. A análise aponta para situações em que os funcionários que elaboram esses documentos parecem sofrer influência do discurso de stakeholders, os quais nem sempre possuem interesses convergentes entre si. Com isso, as escriturações contábeis oficiais daquelas organizações parecem perder a capacidade de espelhar a realidade acessada e traduzida por aqueles praticantes. Como consequência, a compilação de documentos com informações sistematicamente selecionadas pode construir hiper-realidades corporativas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.