Arquivos - Página 3
-
Mudança Social, Organizacional e Sustentablidade
v. 7 n. 1 (2009)A Revista Capital Científico - RCCi encerrou o ano de 2009 com várias novidades de volume, comunicação eletrônica e impressa, design gráfico, bem como na especialização e balanceamento temático dos artigos, marcando uma fase de crescimento, decorrente de mudanças significativas que estão sendo implementadas desde 2008.
A Comissão Editorial ensejou a procura incessante em conteúdos com melhor qualidade científica e contribuição para a sociedade, tendo sempre em vista a missão do periódico, um desafio que foi e continua árduo, o que pode ser observado nas considerações que seguem.
Diante da conjuntura recente, verificaram-se obstáculos comuns como em vários periódicos acadêmicos de instituição pública que não têm receita por assinaturas ou fomento institucional externo, a exemplo do trabalho com equipe reduzida. Além disso, existiu a dificuldade de recebimento de artigos relevantes, que pudessem ser aprovados dentro das exigências e condições necessárias, atendendo à qualidade e contribuição almejadas, dentro do prazo estabelecido para encerramento da edição. Isso também é explicado pela fase atual do periódico, que ainda é relativamente pouco conhecido para o público de estudiosos externos e não tem alto fator de impacto, ao verificar-se o baixo volume de artigos recebidos para dar giro de publicação das edições. Por causa dessas circunstâncias, a comissão considerou publicar artigos recebidos e aprovados após o ano de 2009 dentro dos critérios exigidos, sem perda da qualidade exigida, como pode ser verificado nesta edição.
Por outro lado, as contribuições dos autores desta publicação, e o recebimento mensal de novas submissões especialmente a partir de 2010, por autores de diversas origens institucionais, serviram de estímulo para superar as dificuldades de manutenção, e as crescentes exigências do sistema de avaliação Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC. É importanteressaltar que várias manifestações de sugestões ou críticas dos pesquisadores, discentes e leitores recebidas ao longo do ano, contribuíram em boa parte para as modificações de melhoria do formato e consolidação do conteúdo.
Sendo assim, apresentamos essa edição com novo design gráfico para abarcar as temáticas contemporâneas do campo de Sociais Aplicadas. Na nova capa, buscou-se uma síntese dessa proposta, pela representação do globo terrestre estilizado, dando a idéia da característica interdisciplinar dessecampo, em face de estudos que alcançam dimensão mundial, na perspectiva de que não é possível distinguir as fronteiras entre novas e diferentes realidades sócio-econômicas, bem como nas várias ciências do escopo das Ciências Sociais Aplicadas. A formatação interna de fonte e conteúdo acompanhou essa filosofia, também adaptada às novas tendências.
Para as ações de gestão e editoração periódica, foi implantado o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, uma ferramenta desenvolvida pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia e customizada no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Com isso, iniciou-se um novo ciclo de edições com publicações eletrônicas em portalda revista via Internet, por meio do endereço http://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico. Emconsequência, foi requerido e registrado um segundo número de ISSN, o 2177-4153, que é designado para a versão on line da revista. Com esse sistema, que é visto com aprovação pelo Qualis/CAPES/MEC, ganha-se em segurança, aumenta-se o controle, melhora a qualidade e cresce o nível de compartilhamento e socialização do conhecimento publicado.
Uma Comissão Científica foi criada para a constante melhoria das diretrizes, normas e conteúdos do periódico, constituída por doutores de instituições externas, representados em cada uma das seis áreas de Sociais Aplicadas aceitas no periódico. Nessa edição, a RCCi tem um privilégio de contar com essacomissão composta por professores e pesquisadores que se destacam nas suas áreas de trabalho e na academia nacional, cujos nomes dão reconhecimento à missão e aos propósitos científicos do periódico.
Os artigos publicados nesta edição são de autores vinculados a instituições de ensino e organizações de pesquisa de renome, com a participação em mais de 70% de autores externos, que não possuem qualquer vínculo formal com a UNICENTRO, conferindo legitimidade e seriedade à revista aos seus objetivos editoriais. Esses autores também contribuíram significativamente com seus estudos em qualidade e relevância do conteúdo.
Esta edição contempla estudos, discussões e aspectos sobre a mudança social, organizacional e a sustentabilidade. Assim, apresentam-se artigos que trazem pesquisas e reflexões sobre as transformações organizacionais diante da vida no mundo, em termos macroambientais e microambientais, de sistemas em que vivem pessoas e organizações sócio-econômicas. O leitor encontrará estudos do processo produtivo sobre o trabalho e o capitalismo, e outros, das desigualdades sociais, das alternativas de desenvolvimento sustentável e a crise ambiental, dos sistemas de gestão ambiental e de responsabilidade social, bem como do perfil daqueles que dirigem organizações com esses processos. Em perspectiva adjacente, são apresentados artigos tais como: o da hierarquização de atrativos turísticos da cidade de Irati-PR; o da análise dos objetivos do balanço social, da análise das metodologias de intervenção de consultores em ONG no Recife-PE; da qualidade de serviços em uma IES, utilizando-se o modelo metodológico 5 GAP´s; recursos de tecnologia e informação para o apoio ao ensino, pesquisa e extensão, além de trabalhos das narrativas (storytellings) contadas pelos anúncios e vídeos institucionais da organizações, de casos deações em Customer Relationship Management (CRM) e sobre os processos de seleção de empregados por competência. Um ensaio que discute e traz metáfora para a mudança organizacional encerra o periódico.
Diante disso, a Revista Capital Científico traz conteúdos pela busca e auxílio do conhecimento contemporâneo nas Ciências Sociais Aplicadas, em suas diversas áreas, com a contribuição dos autores, sempre seremos agradecidos. Desejamos uma excelente leitura!
Dr. Ivan de Souza Dutra
Editor da Revista Capital Científico - RCCi
-
Temas Emergentes em Sociais Aplicadas
v. 6 n. 1 (2008)Apresentamos a sexta edição da Revista Capital Científico, que, apesar de sua curta existência tem se caracterizado como importante instrumento de disseminação do conhecimento na área das Ciências Sociais Aplicadas. Não podemos deixar de anotar, entretanto, as dificuldades para a manutenção deste periódico ante as crescentes exigências de qualidade que se nos impomos, almejando, a cada edição, maior espaço acadêmico e reconhecimento científico.
As significativas mudanças nos critérios de seleção dos trabalhos científicos e a superação da endogenia de temas e autores, denotam a transformação que tem sido imposta a esta Revista.
Os novos critérios de submissão de artigos definidos pelo Conselho Editorial, especialmente a exigência do processo blind review (avaliação por pares cega), em que a identidade de autores e pareceristas são reciprocamente desconhecidas, demonstram a seriedade e segurança acadêmica do processo de avaliação dos trabalhos.
Em nosso entender, esses são passos relevantes, que têm se caracterizado como elementos centrais para a atração de pesquisadores de diversos estados da federação buscando oportunidade de publicação. Assim, dos 13 artigos que compõem a presente edição contou-se que 65% dos autores e co-autores não possuem qualquer vínculo formal com a UNICENTRO. Da mesma forma, no que se refere aos temas abordados, o que mostra decisivamente a consolidação da revista como instrumento de publicação da grande área das Ciências Sociais Aplicadas. São abordados temas das áreas de Empreendedorismo, Contabilidade Gerencial, Gestão do Conhecimento e Informação, Qualidade e Produtividade, Administração Pública, Gestão Sócio-Econômica, Arranjos Produtivos e Governo Eletrônico. Por tudo isso, somos levados a acreditar que esta revista assume, a partir desta edição, a condição de periódico de abrangência nacional.
Ao disponibilizarmos esta nova edição, reafirmamos nosso compromisso com a disseminação do conhecimento científico, acreditando que este periódico avança decisivamente rumo à sua consolidação como instrumento de socialização dos resultados dos processos investigativos na grande área das Ciências Sociais Aplicadas e renovamos nossos agradecimentos ao dedicado trabalho desenvolvido pelas equipes do Conselho Editorial de 2008 e de 2009, que, em face da necessária transição que se estabeleceu entre elas, atuaram em conjunto na preparação desta edição e são os maiores responsáveis pela renovação deste periódico.
Prof. Ms. Edélcio Stroparo
Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Irati -
Regionalidade, Organizações e Aprendizagem
v. 5 n. 1 (2007)Este é o quinto número da Revista Capital Científico, veículo de comunicação científica do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.
Ao longo dos cinco anos de existência deste periódico científico diversos foram os temas abordados na área das Ciências Sociais Aplicadas, que auxiliaram na disseminação de conhecimento científico, por meio da divulgação das pesquisas realizadas em Instituições de Ensino Superior dispersas pelo Brasil.
Este número da revista apresenta sete artigos.
O primeiro analisa a importância da gestão de perdas para fortalecer a competitividade e melhorar a produtividade das empresas utilizando-se da metodologia denominada TPM2 – Total Performance Management.O segundo analisa a atividade de produzir leite, através da ótica de sua cadeia produtiva e a sua importância como fator de desenvolvimento regional. O terceiro estudo relata os processos e resultados da abordagem da Gestão de Recursos da Informação nas Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nos profissionais de Secretariado Executivo. O quarto aborda o desenvolvimento regional do Paraná sob a ótica da urbanização, discutindo principalmente a importância das políticas públicas, pautadas em uma teoria de desenvolvimento regional, com o objetivo de resolver os problemas gerados pela crescente urbanização. O quinto estudo propõe uma reflexão sobre o tema do Empreendedorismo, abordando por meio de pesquisa bibliográfica a situação brasileira e a comparação com os outros países, com a finalidade de demonstrar formas de diminuição de riscos de fracassos futuros para novos empreendimentos. O sexto busca evidenciar os fatores que mais influenciam e dificultam o processo de ensino-aprendizagem, especificamente na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNICENTRO, com o objetivo de propor uma metodologia de ensino-aprendizagem da Contabilidade. O sétimo artigo tem por objetivo analisar de que maneira e até que ponto a estrutura, o ambiente e a cultura influenciam na aprendizagem organizacional em organizações de grande porte, tendo por base empresas sediadas em Guarapuava-Paraná.
Ao finalizarmos este editorial , gostaríamos de agradecer a todos aqueles que participaram do processo de elaboração desta publicação e em especial aos autores, que confiaram à nossa revista a publicação dos resultados de seus estudos.
Prof. Ms. Carlos Alberto Kühl
Editor
-
Regionalismo, Organizações e Controle Organizacional
v. 4 n. 1 (2006)A Revista Capital Científico vem ao longo de seus quatro anos de existência destacando-se como relevante meio de difusão de conhecimentos científicos para a comunidade acadêmica.
Porém, não podemos deixar de observar certo grau de dificuldade na manutenção da periodicidade deste instrumento de publicação, na maioria das vezes ocasionada pela escassez de material encaminhado por pesquisadores. Tal dificuldade pode ser evidenciada, neste número em particular, pela demora com que esta publicação ocorreu.
Cumpre-nos salientar o grande empenho, nesta edição, do Professor Carlos Alberto Kühl, Presidente da Comissão Editorial, que ao assumir tão importante função, além de muitas outras que já desempenha, precisou desenvolver um verdadeiro trabalho de pesquisa e busca de materiais para que esta publicação ocorresse.
Esta edição da revista, volume quatro, traz seis artigos científicos, todos com valiosas contribuições nas áreas a que se propuseram tratar.
O primeiro artigo, “Otratamento dos princípios contábeis nos livros didáticos da área de custos – um estudo exploratório”, de autoria de José Ricardo Maia Siqueira, Márcio Martins Ferreira e Ivan Canan, tem sua contribuição no ensino da contabilidade. Os autores fundamentam seus estudos numa análise dos livros didáticos de publicação nacional que são utilizados nas escolas brasileiras.
No segundo artigo, “Arranjos produtivos locais como estratégia de desenvolvimento regional e local”, de autoria de Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia, podemos destacar a importância do tema, que vem ao encontro das necessidades da nossa região.
No terceiro artigo, “Índice de Malmquist aplicado na avaliação da produtividade de soja na região de guarapuava”, de autoria de Aroldo Messias de Melo Junior e de Volmir Eugênio Wilhelm, observa-se a relevância do uso de um instrumento científico na determinação dos atributos que levam a região de Guarapuava a ter altos índices de produtividade no plantio de soja.
O quarto artigo, “Agestão baseada em atividades nas cooperativas agroindustriais”, de autoria de Almir Teles da Silva, Paulo Moreira da Rosa e José Santo Dal Bem Pires, trata de forma mais ampla os processos de gestão em corporações agroindustriais com foco no custeio por atividades e resultados obtidos.
No quinto artigo, “Sistemas de controle gerencial: Estudos de Caso nas empresas Bunge e Amaggi”, de autoria de Ivan Canan e Ana Carolina Pimentel Duarte Fonseca, a contribuição se dá por evidenciar a importância do emprego de sistemas gerenciais de controle.
No sexto artigo, “Mercado de trabalho e empregabilidade: Um estudo exploratório em Guarapuava”, de autoria de Silvio Roberto Stefano, Arnaldo Mazzei Nogueira e Pierre Costa, faz-se uma relação entre os pilares da empregabilidade e as mudanças na sociedade e nas relações do trabalho, que estão a ocorrer no mundo.
Ao finalizar este editorial, agradecemos a todos àqueles que nos encaminharam material para análise e publicação, aos demais membros de nossa Comissão Editorial e ainda a todos os servidores ligados à estrutura administrativa de nossa Universidade, que de forma direta ou indireta trabalharam para que esta publicação pudesse ser viabilizada.
Prof. Ms. Luiz Fernando de Lima
Diretor do Centro de Sociais Aplicadas da UNICENTRO, Campus Guarapuava -
Estudos e Reflexões em Ciências Sociais Aplicadas
v. 3 n. 1 (2005)Esta é a edição número três da Revista Capital Científico do Centro de Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Aos poucos, esta revista está se consolidando como importante veículo de divulgação de trabalhos e pesquisas na área de Economia, Administração, Contabilidade, Serviço Social e Secretariado Executivo. Estas áreas contribuem, indiscutivelmente, para o desenvolvimento econômico e social da sociedade, fornecendo a orientação e o impulso para que o desenvolvimento se consolide. Sim, se consolide. Até porque, nos últimos anos, o Brasil tem experimentado períodos de crescimento, esporádicos e efêmeros, muita vezes denominados de vôo de galinha, uma metáfora apropriada, posto que a galinha é capaz de alçar vôos, por espaços curtos e de curta duração. Quem sabe possamos contribuir para que estes periódicos tornem-se vôos de gaivotas, longos e duradouros, interrompidos apenas para alimentação que serve de energia para vôos mais audaciosos.
Que cada nova edição desta revista sirva como o momento de realimentação das gaivotas: realimente nossas idéias e nosso conhecimento para que o Brasil encontre o caminho do desenvolvimento, longo e suave.
Nesta edição são publicados trabalhos de Contabilidade Estratégica, Empreendedorismo, um Projeto Pedagógico do Curso de Administração, Responsabilidade Social, Evolução dos Conceitos de Produção, Stress no Trabalho.
E como a razão maior desta publicação é o leitor, estamos sempre à disposição deste, para receber contribuições para torná-la melhor a cada edição. As contribuições podem ser sob forma de trabalhos para publicações, bem como críticas ou elogios. Estes, embora nos envaideçam, impulsionarão nosso ânimo, enquanto aquelas servirão para a correção de rumo. Por isso, ambos são sempre bem-vindos.
Prof. Dr. Valdir Michels.
Diretor do Centro de Sociais Aplicadas da UNICENTRO, Campus Guarapuava. -
Abordagens Das Ciências Sociais Aplicadas - II
v. 2 n. 1 (2004)É notório o dinamismo e a evolução das Ciências Sociais Aplicadas. Todos os dias, surgem novas teorias como fruto do acirramento da concorrência entre países e entre empresas.
Visando a contribuir na difusão de idéias novas e novas teorias, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste disponibiliza aos pesquisadores a Revista Capital Científico, cujo número dois passamos a suas mãos, abnegado leitor.
Nesta edição, são contemplados nove artigos, todos relevantes e importantes. Impossível, destacar algum, sob pena de cometer injustiças. Deixemos ao leitor a tarefa da leitura, com um único propósito de adquirir conhecimentos, sem a preocupação de escolher o melhor dos artigos aqui publicados.
Além dos autores dos artigos, sem os quais teria sido impossível a publicação, inúmeras outras pessoas contribuiram para que essa fosse viabilizada. Valemos-nos de inestimáveis contribuições de consultores que nos forneceram sugestões, sem receberem em troca nenhuma retribuição, sem tampouco se importar com o anonimato. A eles nosso agradecimento sincero, e o reconhecimento de sua valiosa colaboração para qualificar esta publicação. O trabalho desses consultores é um exemplo de amor e dedicação ao conhecimento científico, único meio de proporcionar o tão almejado desenvolvimento econômico e social.
A publicação de uma revista científica envolve o trabalho e a dedicação de um cem número de colaboradores, sem os quais a tarefa seria impossível. Como é impossível a todos nominar, resta-nos, apenas, a todos agradecer.
Isso posto, aguardamos ansiosamente sugestões e críticas, estas bem-vindas e aquelas sempre bem aceitas. Continuamos firmes no propósito de fazer desta revista uma publicação destacada na área das Ciências Sociais Aplicadas. Nada poderá nos demover de nosso propósito, obstáculos e óbices são apenas desafios a serem superados.
Ao leitor, o julgamento.
Prof. Dr. Valdir Michels
Diretor do Centro de Sociais Aplicadas da UNICENTRO, Campus Guarapuava -
Abordagens Das Ciências Sociais Aplicadas - I
v. 1 n. 1 (2003)Editorial
Este é o primeiro número da Revista Capital Científico do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste e esperamos que a publicação tenha longa e própospera vida.
A missão desta revista é servir de veículo para a difusão de trabalhos científicos das Ciências Sociais Aplicadas. Sabe-se que este ramo do conhecimento humano tem capital importância para o desenvolvimento social e econômico dos povos. Não é justo, por isso, que o conhecimento produzido em uma universidade permaneça restrito ao âmbito universitário, mofando estantes de bibliotecas. A difusão de idéias, novas ou ressuscitadas, algumas reinterpretadas, é o objetivo desta revista, gerando-se discussões e debates. A revista está aberta para receber artigos, sem restrições e sem discriminações ideológicas.
Nobres são os propósitos deste periódico, de tal forma que um veículo com esses desideratos não pode, e não deve, temer pelo seu futuro.
Dizer que estamos abertos para receber sugestões ou críticas é o mesmo que dizer o óbvio, já que as sugestões ou críticas garantirão a qualidade das futuras edições. E esta qualidade, a ser alcançada por meio de críticas construtivas, que serão sempre bem-vindas, é imprescindível para o sucesso.
Assim como as organizações desenvolvem programas para encantar seus clientes, nós estamos ávidos para encantar leitores. Se os artigos aqui publicados proporcionarem reflexões e discussões, espera-se que este ato mental transforme-se em ações.
Boa leitura!
Prof. Dr. Valdir Michels
Diretor do Centro De Ciências Sociais Aplicadas da UNICENTRO, Campus Guarapuava