Liderança orientada para resultados: um estudo de múltiplos casos em instituições financeiras

Autores

  • Silvio Roberto Stefano UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO
  • Sandra Mara Andrade UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO
  • Dayanne Marciane Gonçalves FACULDADE GUARAPUAVA
  • Luis Carlos Valori UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Palavras-chave:

Liderança, Gestão de Pessoas

Resumo

A liderança é considerada atualmente um diferencial competitivo no mundo dos negócios, especialmente num cenário que visa alcançar metas e resultados. Os lideres efetivos usam sua influencia sobre os outros visando atingir os objetivos organizacionais. Esta pesquisa objetiva analisar a importância da liderança, a orientação para resultados e identifi car as políticas de recursos humanos. A pesquisa exploratória, de caráter descritivo, foi desenvolvida no mês de Maio de 2006, e realizada em onze agências bancárias da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná. A pesquisa de campo contou com uma amostra de 115 bancários, ou seja, 51,34% do universo. A escolha foi aleatória por conveniência e o caráter foi quantitativo. Os resultados demonstram que a liderança orientada para resultados tem um grau expressivo à obtenção de resultados organizacionais, pois se atingiu 83,28% de importância na visão dos pesquisados. A abordagem predominante é a liderança situacional, na qual não existe um estilo único de liderança.     Entre as características dos líderes destacaram-se o controle emocional, a iniciativa, a cooperação e autoconfi ança. Quanto ao estilo de administração de pessoas obteve-se o estilo democrático. Em relação às políticas e estratégias de gestão de pessoas, os resultados apresentam uma concordância parcial de 66,29% para o modelo de políticas e estratégias de orientação transformada que é uma visão moderna na maneira de lidar com as pessoas. Esse artigo contribui para a área de conhecimento e para o entendimento da dinâmica da liderança e estratégias de gestão de pessoas nas organizações.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefano, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, e da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Possui mestrado em Administração pelo PPA/UEL-UEM.

Sandra Mara Andrade, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Funcionária do Setor Administrativo do Câmara Municipal de Guarapuava , Brasil.

Possui especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

Dayanne Marciane Gonçalves, FACULDADE GUARAPUAVA

Professora da Faculdade Guarapuava , Brasil. Possui especialização em Gestão Orientada para Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.


Luis Carlos Valori, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Discente da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

Downloads

Publicado

24-05-2010

Como Citar

Stefano, S. R., Andrade, S. M., Gonçalves, D. M., & Valori, L. C. (2010). Liderança orientada para resultados: um estudo de múltiplos casos em instituições financeiras. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 6(1), 199–222. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/813