Gerenciamento do capital humano: a consorciação das potencialidades do custeio baseado em atividades e do capital intelectual
Palavras-chave:
Capital intelectual, Custeio Baseado em Atividades, Gerenciamento do Foco Humano.Resumo
A prestação de serviços se confi gura como principal segmentona atual economia, sendo o ser humano o elemento responsável pela sua realização. Na Contabilidade Gerencial, duas vertentes focalizam (direta ou indiretamente) este elemento-chave: Custeio Baseado em Atividades e Capital Intelectual mais especificamente centrado no Capital Humano. A primeira evidencia sua ação pontual; a segunda identifica sua contribuição para a efi ciência organizacional. Considerando a centralidade deste elemento, este estudo propõe combinar a estrutura básica do Custeio Baseado em Atividades com a filosofia de gerenciamento do Capital Humano para construir um modelo de gerenciamento das atividades executadas pelo ser humano e recomendar ações para melhoria dos serviços por ele prestados. A operacionalização da proposta é demonstrada em um estudo de caso realizado nem um laboratório de análises clínicas, cujos resultados evidenciam os benefícios advindos da consorciação de dois pólos teórico-metodológicos. Os instrumentos utilizados são: levantamento bibliográfico e realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas. A operacionalização da proposta forneceu informações para subsidiar o processo de tomada de decisão em termos de: identifi cação do status quo da atividade, meta a ser atingida, iniciativas a serem implementadas para o alcance desta, e a relação custo/benefício das iniciativas propostas para melhorar o desempenho da atividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.