Desenvolvimento regional do Paraná sob a ótica da urbanização

Autores

  • Anderson Luiz Oliveira
  • Giomar Viana

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Urbanização, Desenvolvimento Endógeno, Crescimento Econômico

Resumo

O crescimento e o desenvolvimento econômico são fronteiras que as atuais economias pretendem alcançar para proporcionar um nível de bem-estar mais elevado para população. O desenvolvimento econômico é a meta mais difícil de ser alcançada, pois é agravado por um fenômeno que vem acontecendo nas últimas décadas: a urbanização, que não planejada, aumenta os problemas e compromete a qualidade de vida da população, sendo os pobres os mais afetados. O Estado deve assumir sua responsabilidade e promover políticas públicas que venha atender às necessidades básicas da população que tende a migrar e concentrar-se nas grandes cidades. Sugere-se neste trabalho que a teoria do desenvolvimento regional endógeno seja trabalhada para resolução destes problemas. Uma vez que esta prevê uma participação da sociedade neste processo, pode-se criar um diagnóstico e elaborar uma política adequada para cada região. O artigo discutirá a importância das políticas públicas, pautadas em uma teoria de desenvolvimento regional, com o     objetivo de resolver os problemas gerados pela crescente urbanização.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Oliveira

Economista pela UFPR, Professor do Departamento de Economia/UNICENTRO e Mestrando em Desenvolvimento Econômico, pela UFPR.

Giomar Viana

Professor dos Cursos Seqüenciais de Formação Específica da UNICENTRO, Graduado em Ciências Econômicas, Especialista em Gestão e Auditoria de Negócios pela UNICENTRO.

Downloads

Publicado

04-05-2010

Como Citar

Oliveira, A. L., & Viana, G. (2010). Desenvolvimento regional do Paraná sob a ótica da urbanização. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 5(1), 55–73. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/770