O empreendedorismo no Brasil: um ensaio para o seu desenvolvimento

Autores

  • Marilene Bronoski

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Características Empreendedoras, Plano de Negócios

Resumo

Com a crescente redução do emprego formal na contramão do crescimento econômico, a iniciativa empreendedora para assumir negócios próprios fica cada vez mais necessária. Este artigo, através de uma pesquisa bibliográfica baseada em fontes especializadas e estudiosos da área, propõe uma reflexão sobre o tema, mostrando, primeiramente, a situação do empreendedorismo no Brasil comparativamente com alguns países, passando a relacionar algumas orientações sobre o empreender com sucesso, tais como: características comuns a empreendedores bem sucedidos, etapas para a escolha e planejamento na abertura de negócio bem como as condições para a condução do empreendimento. Concluise que o empreendedorismo pode ser aprendido e que um cuidadoso projeto sobre o futuro negócio, bem como com o concurso de entidades especializadas de apoio ao empreendedorismo, diminuem-se os riscos de fracassos futuros.

Biografia do Autor

Marilene Bronoski

Docente do curso de Administração/UNICENTRO. Administradora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Doutora em Engenharia Florestal, área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais da UFPR.

Downloads

Publicado

04-05-2010

Como Citar

Bronoski, M. (2010). O empreendedorismo no Brasil: um ensaio para o seu desenvolvimento. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 5(1), 75–86. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/766