Uma análise do desempenho dos alunos na II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira durante a pandemia do coronavírus<p>An analysis of students' performance in the II Brazilian Financial Education Olympiad during the coronavirus pandemic

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Alfabetização Financeira, COVID-19

Resumo

O cenário mundial deparou-se com o surto de um vírus desconhecido, obrigando os líderes governamentais a tomarem decisões que modificaram a dinâmica social. Diante do contexto, a população brasileira encontrou-se com diversos desafios financeiros, modificando sua forma de consumo e vivência. Esse estalo global escancarou a necessidade de estar atento aos níveis de educação financeira que a população possui, em especial em tempos conturbados, como é o caso da pandemia ocasionada pelo COVID-19. Frente a essa realidade, esse trabalho objetivou analisar o desempenho dos estudantes brasileiros do ensino educacional básico na realização da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (II OBEF) diante do contexto de pandemia. Utilizou-se de maneira quantitativa a análise de frequências estatísticas para analisar o desempenho dos alunos, além disso, usou ainda a inferência estatística para assimilar o desempenho dos estudantes às variáveis estudadas. Constatou-se que 63,4% dos participantes do sexo masculino obtiveram pontuação excelente em contraponto a 57,3% das participantes do sexo feminino. Constatou ainda um alto desempenho das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste, ensejando um maior preparo dos alunos dessas regiões. Por fim, constatou-se que não há significância evidenciada por meio da inferência estatística que confirme associação entre a participação na primeira I OBEF e o desempenho obtido na II OBEF.

Biografia do Autor

Iris Maria Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência na área de Educação Financeira, atuando como professora de assuntos voltados para Educação Financeira para crianças e adolescentes, além de atuar no mercado financeiro em projetos sobre finanças e disseminação da educação financeira. É membro da equipe de coordenação nacional da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e membro do Projeto Educação Financeira Para Toda a Vida desde 2018. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Educação Financeira (GCFIN) - UFPB. Foi bolsista de iniciação científica (UFPB-CNPq) na área de Finanças Comportamentais. Além disso, possui artigos científicos publicados em congressos relevantes da área. Possui interesse nas áreas de Finanças, Educação Financeira e Investimentos, Finanças Comportamentais e Contabilidade para usuários Externos.

Wenner Glaucio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba (PB)

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2011) e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2004). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (2001) Atual UFCG. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis UFPB (2014-2018). Editor da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). Avaliador de Curso de Graduação e Tecnológico, Presencial e a Distância do Ministério da Educação (MEC/SINAES). Membro da Comissão Assessora de Área do ENADE em Ciências Contábeis (2015 a 2021). Autor de trabalhos premiados em congressos, como os da AnpCONT, AdCont, SemeAd e Seminário da UFPE em Ciências Contábeis, além de premiação na Iniciação Cientifica PIBIC (2014/2015). Atuou como Docente e Orientador no curso de Mestrado do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN e atualmente é o Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB. Presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON). Coordenador do Projeto de Extensão: Educação Financeira para Toda a Vida e Idealizador e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Coordenador Regional na Paraíba da Associação Brasil de Educadoras e Educadores (ABEEF). Líder do tema Educação Financeira no Encontro da ANPAD (2021-2022). Participa como pesquisador de vários grupos de pesquisa cadastro no CNPq e é líder do grupo Contabilidade e Educação Financeira (UFPB). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis, as principais áreas de interesse são: Contabilidade Aplicada aos Usuários da Informação, Educação Financeira e Finanças Comportamentais.

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Publicado

23-01-2024