Uma análise do desempenho dos alunos na II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira durante a pandemia do coronavírus<p>An analysis of students' performance in the II Brazilian Financial Education Olympiad during the coronavirus pandemic
Palavras-chave:
Educação Financeira, Alfabetização Financeira, COVID-19Resumo
O cenário mundial deparou-se com o surto de um vírus desconhecido, obrigando os líderes governamentais a tomarem decisões que modificaram a dinâmica social. Diante do contexto, a população brasileira encontrou-se com diversos desafios financeiros, modificando sua forma de consumo e vivência. Esse estalo global escancarou a necessidade de estar atento aos níveis de educação financeira que a população possui, em especial em tempos conturbados, como é o caso da pandemia ocasionada pelo COVID-19. Frente a essa realidade, esse trabalho objetivou analisar o desempenho dos estudantes brasileiros do ensino educacional básico na realização da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (II OBEF) diante do contexto de pandemia. Utilizou-se de maneira quantitativa a análise de frequências estatísticas para analisar o desempenho dos alunos, além disso, usou ainda a inferência estatística para assimilar o desempenho dos estudantes às variáveis estudadas. Constatou-se que 63,4% dos participantes do sexo masculino obtiveram pontuação excelente em contraponto a 57,3% das participantes do sexo feminino. Constatou ainda um alto desempenho das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste, ensejando um maior preparo dos alunos dessas regiões. Por fim, constatou-se que não há significância evidenciada por meio da inferência estatística que confirme associação entre a participação na primeira I OBEF e o desempenho obtido na II OBEF.
Referências
ALMAS, D. As mulheres tendem a níveis mais baixos de conhecimento de finanças do que os homens. Disponível em: <https://observador.pt/2017/07/14/as-mulheres-tendem-a-ter-niveis-mais-baixos-de-conhecimento-de-financas-do-que-os-homens/>. Acesso em 02 fev. 2021.
APUD, M. Ibope: Brasileiros não tiveram educação financeira na infância. Disponível em: <https://einvestidor.estadao.com.br/educacao-financeira/brasileiros-nao-tiveram-educacao-financeira-na-infancia/>. Acesso em 2 fev. 2021.
APUD, M. Ibope: 9 em cada 10 brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia. Disponível em: <https://einvestidor.estadao.com.br/educacao-financeira/ibope-brasileiros-habitos-financeiros-pandemia>. Acesso 02 fev. 2021
AZAR, K., MEJÍA D. Inclusão financeira das mulheres diante da COVID-19. Disponível em: https: /www.caf.com/pt/conhecimento/visoes/2020/05/inclusao-financeira-das-mulheres-diante-da-covid-19/>. Acesso 04 fev. 2021.
BCB [BANCO CENTRAL DO BRASIL]. Relatório de Cidadania Financeira. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/nor/relcidfin/index.html>. Acesso 04 fev. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso 04 fev. 2021.
CARRARO, W. B. W. H.; MEROLA, A. Percepções Adquiridas numa Capacitação em Educação Financeira para Adultos. Revista Gestão & Planejamento, v. 19, n. 1, p. 414-435, 2018.
CARVALHO, L. A.; SCHOLZ, R. H. 'Se Vê o Básico do Básico, Quando a Turma Rende': Cenário da Educação Financeira no Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 2, p. 102-125, 2019.
CRAVEN, M., LIU, L., MYSORE, M., WILSON, M. COVID-19: Implications for business, McKinesy&Company, Disponível em: <https://www.mckinsey.com/business-functions/risk/our-insights/covid-19-implications-for-business>. Acesso em 06 fev. 2021.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA. Sobre o Projeto. Disponível em: <http://ufpb.br/educacaofinanceira/contents/menu/educacao-financeira/Sobre>. Disponível em: 05 fev. 2021.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA. Editais II OBEF. Disponível em: <http://plone.ufpb.br/educacaofinanceira/contents/paginas/editais/copy3_of_edital>. Acesso em 05 fev. 2021.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (ENEF). Quem Somos. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/>. 04 fev 2021.
FREITA, B. Crise financeira de 2008: você sabe o que aconteceu?. Disponível em: <https://www.politize.com.br/crise-financeira-de-2008/>. Acesso em 10 fev. 2021.
GLEIF. Global Legal Entity Identifier Foundation: Annual Report 2018. Disponível em: <https://www.gleif.org/en/about/governance/annual-report>.. 29 jan. 2021.
GROHMANN, A., KLÜHS, T., & MENKHOFF, L. Does financial literacy improve financial inclusion? Cross country evidence. World Development, v. 111, p. 84–96. 2018.
LEMOS, M. Como surgiu o novo coronavírus (COVID-19). Disponível em: <https://www.tuasaude.com/misterioso-virus-da-china/>. Acesso em 25 jan. 2021.
LIZOTE, S. A., & VERDINELLI, M. A. Educação Financeira: um Estudo das Associações entre o Conhecimento sobre Finanças Pessoais e as Características dos Estudantes Universitários do Curso de Ciências Contábeis. XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade - Novas Perspectivas Na Pesquisa Contábil, 1–17. Disponível em: <https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos142014/442.pdf>. Acesso em 25 jan. 2021.
LOCOMOTIVA INSTITUTO DE PESQUISA. Economia e consumo na era da pandemia. Disponível em: <https://0ca2d2b9-e33b-402b-b217-591d514593c7.filesusr.com/ugd/eaab21_c99e70218f694e40aeff442b2e73f22f.pdf>. Acesso em 28 jan. 2021.
LUSARDI, A., & MITCHELL, O. S. The economic importance of financial literacy. Journal of Economic Literature, v.52, n.1, p. 65. 2013.
OCDE. PISA 2018 Results (Volume IV): Are Students Smart about Money?, PISA, OECD Publishing, Paris. Disponível em:
https://read.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-results-volume-iv_48ebd1ba-en#page19>. Acesso em 29 jan. 2021.
OKUMURA, R. Na pandemia, 67% dos alunos têm dificuldade de organização. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/na-pandemia-67-dos-alunos-tem-dificuldade-de-organizacao,ba3b906910fe78c15ec20517f1882ef1tj66nl60.html>. Acesso em 01 fev. 2021.
ROSSINI, M. C. (2020, março 25). OMS declara pandemia do coronavírus. Mas o que isso significa? . Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/oms-declara-pandemia-do-coronavirus-mas-o-que-isso-significa/>. Acesso em 22 jan. 2021.
SAVOIA, J. R. F., SAITO, A. T., & SANTANA, F. DE A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121–1141. 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. UFPB realizará 2ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira de forma remota. Disponível em: <https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-realizara-2a-olimpiada-brasileira-de-educacao-financeira-de-forma-remota>. Acesso em 23 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. Criada pela UFPB, Olimpíada Brasileira de Educação Financeira tem 40 mil inscritos. Disponível em: <https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/promovida-pela-ufpb-olimpiada-brasileira-de-educacao-financeira-tem-40-mil-inscritos>. Acesso em 29 jan. 2021.
YAZBEK, P. (2020). Pandemia prejudica o orçamento do brasileiro, mas eleva interesse por educação financeira, diz pesquisa. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/pandemia-prejudica-o-orcamento-do-brasileiro-mas-eleva-interesse-por-educacao-financeira-diz-pesquisa/>. Acesso em 2 fev. 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.