A pesquisa científica brasileira em Contabilidade Pública<p>The Brazilian scientific research in Public Accounting
Palavras-chave:
Contabilidade pública, bibliometria, NBCASPResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio dos artigos publicados nos principais periódicos da área de administração e contabilidade indexados na base SPELL (Scientific Periodicals Eletronic Library), o estado atual das publicações envolvendo a contabilidade pública. Por meio de uma revisão bibliométrica da literatura, chegou-se à conclusão que, embora a produção científica tenha aumentado a respeito de um tema tão complexo quanto a contabilidade pública, poucos estudos ainda são identificados nesta área temática. Destacam-se alguns pesquisadores na área que possuem produção científica voltadas para a área contábil pública, porém nem sempre abordam temas ligados diretamente à contabilidade em si, tratando de outros assuntos que, embora inerentes à área pública, não dizem respeito à contabilidade em si. Conclui-se que, levando em consideração a importância da contabilidade pública, há muito campo disponível para estudos nessa complexa área tais como a questão dos custos na área pública, a valoração, reconhecimento e depreciação de bens públicos tais como monumentos e praças e a utilização da contabilidade pública como instrumento para tomada de decisão, fugindo assim do tratamento meramente orçamentário destinado a esse importante ramo da contabilidade.Referências
Andrade, A. S.; & Ávila, L. A. C. (2015). Contabilidade Pública: uma revisão de estudos de 2000 a 2013. VI Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, Florianópolis, Anais...
Araújo, C. A. (2009). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão. 12 (1), 11-32.
Leite Filho, G. A.; & Siqueira, R. L. (2007). Revista Contabilidade & Finanças USP: uma análise bibliométrica de 1999 a 2006. Revista de Informação Contábil. 1 (2).
Liparini, S. A.; & Baldissera, J. F. (2019). Tecnologia da Informação e Contabilidade Pública: uma análise bibliométrica. RIC- Revista de Informação Contábil, 13 (1), 1-23.
Peixe, B. C. S.; Rosa Filho, C.; & Passos, G. A. (2018). Governança pública e accountability: Uma análise bibliométrica das publicações científicas nacionais e internacionais. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15 (36), 77-96.
Piscitelli, R. B.; & Timbó, M. Z. (2019). Contabilidade Pública : uma abordagem da administração financeira pública. 14 ed. São Paulo: Atlas.
Reynaud, P. D.; & Todescat, M. (2017). Avaliação de desempenho humano na esfera pública: estado da arte na literatura internacional e nacional. REGE Revista de Gestão, 24, 85-96
Reis, L. G.; Slomski, V.; & Mello, G. R. (2007). A pesquisa brasileira em Contabilidade do Setor Público: uma análise após a implementação da lei de responsabilidade fiscal. Revista de Informação Contábil Recife, 1 (1), 89-101.
Roza, M. C.; Machado, D. G.; & Quintana, A. C. (2011). Análise bibliométrica da produção científica sobre Contabilidade Pública no Encontro de Administração Pública e Governança (ENAPG) e na Revista de Administração Pública (RAP), no período 2004-2009. ConTexto Porto Alegre, 11 (20), 59-72.
Sampieri, R. H.; Collado, C. F.; & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. 5ed. Porto Alegre: Penso.
Silva, L. M. (2018). Contabilidade Governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9 ed. São Paulo: Atlas.
STN – Secretaria do Tesouro Nacional. (2018). Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). 8 ed. Ministério da Fazenda – Secretaria do Tesou Nacional.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.