Influência de fatores contingenciais na estratégia organizacional de uma instituição pública de ensino superior no período da pandemia<p>Influence of contingency factors on the organizational strategy of a public higher education institution during pandemic

Autores

Palavras-chave:

Teoria da Contingência, Influências, Estratégia, Ações Internas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de utilizar a lente da Teoria da Contingência para verificar como a pandemia da COVID-19, diante da sua rápida disseminação mundial, influenciou nas estratégias organizacionais de uma universidade federal na região sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem exploratória, com aplicação da técnica análise de conteúdo. Os dados para identificar as influências e as ações promovidas para atenuar os impactos da pandemia, foram coletados em documentos e notícias veiculadas pela instituição. Os resultados demonstraram que seus gestores conseguiram obter resultados satisfatórios, para a continuidade das atividades acadêmicas e administrativa. Esta pesquisa buscou investigar as ações que foram tomadas desde o nível estratégico até o operacional, a fim de conter e minimizar as influências negativas durante o período pandêmico analisado neste trabalho. Como contribuição teórica e prática através dos fatores da Teoria da Contingência o estudo retrata parte dos processos internos de uma organização de ensino superior e como os efeitos da COVID-19 foram enfrentados com ações administrativas e práticas visando a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Krudycz, UNIOESTE/CVEL/PR

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2014). Atualmente é auxiliar administrativo na empresa Alaor Cremonese & Cia Ltda e Técnico em Contabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atuou nas áreas de contabilidade, gestão, auditoria e atualmente desenvolve trabalhos voltados ao planejamento estratégico da instituição. Mestre em Contabilidade pela UNIOESTE/CVEL/PR.

Vinicius Abilio Martins, UNIOESTE/FOZ/PR.

Docente na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) e em Administração (PPGAdm), campus Cascavel, e da Graduação em Ciências Contábeis, campus de Foz do Iguaçu. Atualmente é Auditor da UNIOESTE (Chefe da Auditoria Interna) desde 2020. Doutor em Contabilidade pela UFSC. Mestre em Administração pela PUCPR, Especialista (MBA) em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria pela UNIOESTE, em Gestão Pública pela UFPR, em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo. Graduado em Ciências Contábeis pela UNIOESTE e em Administração pela UNIPAR. Experiência como Auditor Interno (UNIOESTE), mercado financeiro, área pessoa jurídica, física e agronegócio (Banco do Brasil); área previdenciária (INSS), contador público federal, e Conselheiro Universitário (UNILA). Área de interesse de pesquisa: Avaliação de Desempenho para Apoio à decisão e Processo decisório.

Edson Miguel Graeff Borges, UNIOESTE

- É licenciado em Filosofia (IVF - CTBA - 1989). Concluiu o Bacharelado em Teologia (ITL - B .GARÇAS - 2005). Possui histórico de curso Superior em Gestão Estratégica de Organizações (UNIPAR - GUAÍRA - 2005). É Tecnólogo em Negócios Imobiliários (UNICESUMAR - 2013) - É Especialista em Auditoria e Controladoria - UNICESUMAR 2017 - Concluiu o Bacharel em Ciências Contábeis (CONCLUSÃO EM 2017 - UNICESUMAR). É Tecnologo em qualidade Industrial (TECPAR - PR - 1998) - É Técnico em Segurança do Trabalho (PALOTTI - CTBA - PR - 1997), é Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Contabilidade Gerencial e Controladoria na UNIOESTE (início 2021 - término em 2023) Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É especialista em Contabilidade Gerencial e Auditoria, com habilitação para docência no Ensino Superior, pela faculdade EDUCAMAIS, 2020 - 2021.

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Publicado

23-01-2024