Evidenciação dos resultados da produção científica nacional sobre educação financeira<p>Evidence of results for Brazilian scientific production based on financial education

Autores

Palavras-chave:

Educação financeira, Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF, Finanças pessoais, Programa de Educação Financeira nas Escolas.

Resumo

Nesta pesquisa, objetivou-se realizar a revisão sistemática da literatura nacional sobre educação financeira, com a finalidade de evidenciar os principais resultados gerados pelos estudos. Para tanto, o corpus da pesquisa foi constituído por trabalhos publicados em periódicos classificados nos estratos Qualis Periódicos A1, A2, B1 e B2, no período de 2000 a setembro de 2020. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas e discutidas as seguintes categorias temáticas, oriundas dos resultados dos estudos analisados: os efeitos de aprendizados relativos à educação financeira; os efeitos da ausência de aprendizados relativos à educação financeira; a relação entre educação financeira e variáveis sociodemográficas; e perspectivas críticas em relação à educação financeira e ao modelo de sua implementação. Ainda, foram identificadas e discutidas as seguintes categorias temáticas oriundas das contribuições ou implicações geradas pelos estudos: aprimoramento da implementação do Programa de Educação Financeira nas Escolas; fortalecimento do papel dos departamentos de recursos humanos, das organizações do trabalho, na disseminação da educação financeira aos seus empregados; e implementação de políticas públicas voltadas à educação financeira. São apontadas contribuições teóricas e práticas oriundas desta revisão, além de implicações para as organizações educacionais e do trabalho.

Biografia do Autor

Bruna Santos de Medeiros, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração

Henrique Geraldo Rodrigues, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Administração de Empresas

Aracy Alves de Araújo, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Economia

Referências

ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L. Educação Financeira: Uma Análise de Grupos Acadêmicos. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 49, p. 103-121, 2018. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121.

B3. Histórico pessoas físicas. 2020. Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/historico-pessoas-fisicas/. Acesso em: 26 jul. 2020.

BIROCHI, R.; POZZEBON, M. Improving financial inclusion: Towards a critical financial education framework. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 3, p. 266-287, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020160302.

BRASIL. Decreto Nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10. Acesso em: 29 jul. 2020.

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Vida e dinheiro. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/. Acesso em: 17 maio 2017.

BUAES, Caroline Stumpf. Educação Financeira com Idosos em um Contexto Popular. Educação & Realidade, Porto Alegre, 2015, v. 40, n. 1, p. 105-127. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623646496.

CAMPARA, J. P.; VIEIRA, K. M.; COSTA, V. M. F.; FRAGA, L. S. O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do “nome sujo”. REMark. Revista Brasileira de Marketing, 2016, v. 15, n. 1, p. 71-85. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i1.2941.

CARRARO, W. B. W. H.; MEROLA, A. Percepções Adquiridas numa Capacitação em Educação Financeira para Adultos. Revista Gestão & Planejamento, v. 19, n. 1, p. 414-435, 2018. http://dx.doi.org/10.21714/2178-8030gep.v19.4711.

CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

CONTO, S. M.; FALEIRO, S. N.; FÜHR, I. J.; KRONBAUER, K. A. O Comportamento de Alunos do Ensino Médio do Vale do Taquari em Relação às Finanças Pessoais. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 8, n. 2, p. 182-206, 2015.

COSTA, C. M.; MIRANDA, C. J. Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 3, p. 57-74, 2013.

CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-14, 2020. https://doi.org/10.1590/es.218463.

DIETRICH, J.; BRAIDO, G. M. Planejamento Financeiro Pessoal para Aposentadoria: Um Estudo com Alunos dos Cursos de Especialização de uma Instituição de Ensino Superior. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 29-52, 2016.

FECOMERCIOSP. Famílias paulistanas mais endividadas em dezembro. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.fecomercio.com.br/noticia/familias-paulistanas-mais-endividadas-em-dezembro. Acesso em: 01 dez. 2020.

FELIPE, J. S.; ERMEL, M. D. A.; CASSIUS, L. F. P.; MENDES-DA-SILVA, W. Efeito de Crise Econômica sobre Escolhas de Ativos para Investimentos Pessoais. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. Edição Especial FCG, p. 84-109, 2017. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160087.

FLORES, S. A. M.; VIEIRA, K. M.; CORONEL, D. A. Influência de Fatores Comportamentais na Propensão ao Endividamento. Revista de Administração FACES Journal, v. 12, n. 2, 2013. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART808.

GASPAR, R. M.; HENRIQUES, P. L.; CORRENTE, A. R. Confiança nos mercados financeiros: o papel do elemento humano. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 3, p. 647-668, 2020. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4072.

GROENWALD, C. L. O.; OLGIN, C. A. Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8433.

IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101670.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020.

KAISER, T.; MENKHOFF, L. Financial education in schools: A meta-analysis of experimental studies. Economics of Education Review, v. 78, p. 1-15, 2018. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2019.101930.

LEITE, E. S. A ressignificação da figura do especulador-investidor e as práticas de educação financeira. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 17, n. 1, p. 114-130, 2017. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.1.24446.

MEDEIROS, F. S. B.; LOPES, T. A. M. Finanças pessoais: um estudo com alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma IES privada de Santa Maria – RS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 2, p. 221-251, 2014.

MINELLA, J. M.; BERTOSSO, H.; PAULI, J.; CORTE, V. F. D. A Influência do Materialismo, Educação Financeira e Valor Atribuído ao Dinheiro na Propensão ao Endividamento de Jovens. Revista Gestão & Planejamento, v. 18, n. 1, p. 182-201, 2017. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4257.

MOREIRA, R. C.; CARVALHO, H. L. F. S. As finanças pessoais dos professores da rede municipal de ensino de campo Formoso - BA: Um estudo na Escola José de Anchieta. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 122-137, 2013.

OECD. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Trabalhando com o Brasil. Brasil, 2018. Disponível em: http://www.oecd.org/brazil/Active-with-Brazil-Port.pdf. Acesso em: 29 mai. 2020.

OECD. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving financial education effectiveness through behavioural economics. Rússia, 2013. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financialeducation/TrustFund2013_OECDImproving_Fin_Ed_effectiveness_through_Behavioural_Economics.pdf. Acesso em: 27 mai. 2020.

OECD. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financialeducation/improvingfinancialliteracyanalysisofissuesandpolicies.htm. Acesso em: 27 mai. 2020.

OLIVEIRA, S. F.; SANTANA, P. M. Financial Education at Workplace. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 1, p. 123-149, 2019. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27693.

PAIVA, J. T. O Segredo da Educação Financeira: Incrível Guia de Planejamento e Controle Financeiro. Joinville: Clube de Autores, 2013.

PEREIRA, F.; CAVALCANTE, A. e CROCCO, M. Um plano nacional de capacitação financeira: o caso brasileiro. Economia e Sociedade [online], Campinas, v. 28, n. 2, p. 541-561, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-3533.2019v28n2art10.

PICCOLI, M. R.; SILVA, T. P. Análise do Nível de Educação em Gestão Financeira dos Funcionários de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Economia & Gestão, v. 15, n. 41, p. 112-134, 2015. http://dx.doi.org/10.5752/e&g.v15i41.7249.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CAMPARA, J. P.; FRAGA, L. D. S.; SANTOS, L. F. O. Educação Financeira dos Gaúchos: Proposição de uma Medida e Relação com as Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 109-129, 2014.

RIBEIRO, R. F.; LARA, R. O endividamento da classe trabalhadora no Brasil e o capitalismo manipulatório. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 126, p. 340-359, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.072.

SALEH, A. M; SALEH, P. B. O. O elemento financeiro e a Educação para o Consumo Responsável. Educação em Revista, v. 29, n. 4, p. 189-214, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000400009.

SANTOS, A. C. D.; GARCIA, E. L. M.; FAIA, V. S.; SANTOS, A. M. F. D. Finanças Pessoais: Um Estudo com Acadêmicos sob a Abordagem da Teoria da Contabilidade Mental. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 24, n. 1, p. 90-111, 2019.

SARAIVA, K. S. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em Revista, n. 66, 2017. https://doi.org/10.1590/0104-4060.53867.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T. e SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública [online], v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007. https://doi.org/10.1590/S0034-76122007000600006.

SHUABB, T. C.; FRANÇA, F. H. F. P. Planejamento Financeiro para a Aposentadoria: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional sob o Viés da Psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 1, p. 73-98, 2020. https://doi.org/10.12957/epp.2020.50791.

SILVA, G. O.; SILVA, A. C. M.; VIEIRA, P. R. C.; DESIDERATI, M. C.; NEVES, M. B. E. D. Alfabetização Financeira versus Educação Financeira: Um Estudo do Comportamento de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 279-298, 2017.

SILVA, T. P.; MAGRO, C. B. D.; GORLA, M. C.; NAKAMURA, W. T. Financial Education Level of High School Students and its Economic Reflections. RAUSP Management Journal, São Paulo, v. 52, n. 3, p. 285-303, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010.

SPC Brasil. O Conceito do Endividamento e as Consequências da Inadimplência., 2016. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/analise_educacao_financeira_dividas.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020.

URBAN, C.; SCHMEISER, M.; COLLINS, J. M.; BROWN, A. The effects of high school personal financial education policies on financial Behavior. Economics of Education Review, v. 78, p. 1-12, 2018. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2018.03.006.

VIEIRA, K. M.; JUNIOR, F. J. M.; POTRICH, A. C. G. Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, 2019. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018182568.

VIEIRA, S. F. A.; BATAGLIA, R. T. M.; SEREIA, V. J. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do Norte do Paraná. Revista de Administração da Unimep, v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.

VILAIN, J. S. B.; PEREIRA, M. F. O impacto do status no planejamento financeiro pessoal: estudo de caso com os advogados de Florianópolis, Santa Catarina. Revista Gestão & Planejamento, v. 14, n. 3, p. 470-488, 2013.

VOSGERAU, S. R. D.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e Metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08.

XIAO, J. J.; O’NEILL, B. Consumer financial education and financial capability. International Journal of Consumer Studies, Estados Unidos da América, v. 40, p. 712-721, 2016. https://doi-org.ez34.periodicos.capes.gov.br/10.1111/ijcs.12285.

XIAO, J. J.; PORTO, N. Financial education and financial satisfaction: financial literacy, behavior, and capability as mediators. International Journal of Bank Marketing, v. 35, n. 5, p. 805-817, 2017. http://dx.doi.org/10.1108/IJBM-01-2016-0009.

Downloads

Publicado

23-01-2024