Ações coletivas da teoria à prática: o caso dos profissionais de secretariado da central SICREDI PR/SP/RJ<p>Collective actions from theory to practice: the case of the secretariat professionals of central SICREDI PR/SP/RJ
Palavras-chave:
Ação Coletiva, Secretariado Executivo, Atuação profissional.Resumo
A ação coletiva é formada pela união de indivíduos, conectados pelo propósito de alcançarem o objetivo comum entre eles, por meio de ações estrategicamente planejadas, para a obtenção do resultado coletivo. No Secretariado Executivo, foi identificada uma lacuna quanto a estudos que relacionam a prática secretarial com a realização de ações coletivas. Dessa forma, este estudo teve como objetivos: a) investigar quais as contribuições e benefícios da ação coletiva desenvolvida na área secretarial da Central Sicredi PR/SP/RJ para os profissionais envolvidos; b) analisar os desafios existentes nesta ação coletiva. Para tanto, foram aplicadas entrevistas com as duas líderes e com duas participantes da ação coletiva; para as demais integrantes, foi enviado um questionário on-line. A partir da análise dos resultados, pode-se perceber que as entrevistadas identificam benefícios significantes para a profissão, tais como o compartilhamento de práticas, a qualificação e o reconhecimento da profissão. Não obstante, existem dificuldades, mas que não interferem na execução e nos resultados desta ação coletiva. Por fim, foi possível compreender a importância da ação coletiva para o Secretariado Executivo em diversos aspectos.
Referências
ALVES, J. K. D.; BISCOLI, F. R. V.; SCHMIDT, C. M. A importância das cooperações universidade-empresa: um estudo no curso de Secretariado Executivo da Unioeste. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 2, p. 158-178, 2014.
ANTUNES, C. K. S. Construção das competências essenciais do profissional de secretariado executivo. I ENCONTRO NACIONAL ACADÊMICO DE SECRETARIADO EXECUTIVO, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1979. 229 p.
BORTOLOTTO, M. F. P.; WILLERS, E. M. Profissional de Secretariado Executivo: Explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa, v. 4, n. 1, 2007.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 3, De 23 De Junho De 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências, 2005. Disponível em: <https://www.gov.br/depen/pt-br/composicao/cnpcp/resolucoes/2005/resolucaono03de23desetembrode2005.pdf/view>. Acesso em: 19 jul. 2022.
CASA CIVIL. Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, e dá outras Providências, 1985. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7377.htm. Acesso em: 19 jul. 2022.
CÓDIGO DE ÉTICA. Código de Ética do Profissional de Secretariado. 1989. Disponível em: https://fenassec.com.br/site/b_osecretariado_codigo_etica.html. Acesso em: 19 jul. 2022.
MARTINS, C. B.; TERRA, P. M.; MACCARI, E.; VICENTE, I. A formação do profissional em secretariado executivo no mercado de trabalho globalizado. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 69-89, 2010.
OLSON, M. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
OSTROM, E. Collective Action and Local Development Processes. Sociologica. Bologna, 2007.
PASINI, A. H.; SCHMIDT, C. M.; ROCHA JR, W. F. da; TOMIO, M. Ação coletiva como forma de agregação no sistema agroindustrial da aquicultura de Maripá-Pr. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, Umuarama, v. 18, n. 2, p. 207-228, jul./dez. 2017.
RODRIGUES, A. A.; ROSA, J. S.; FERKO, G. P. S.;. MELO, M. M. B. Empregabilidade profissional: O secretariado executivo em foco na Amazônia Setentrional. Revista de Gestão e Secretariado, v. 7, n. 3, p. 66-95, 2016.
SCHMIDT, C. M.; CIELO, I. D.; SANCHES, F. C. Redes de cooperação entre pesquisadores: um estudo nos cursos de Secretariado Executivo. Revista Capital Científico. Guarapuava, v. 9, n. 1, p. 85-97, 2012.
SCHMIDT, C. M.; CIELO, I. D.; WENNINGKAMP, K. R.; TOMIO, M. Collective Actions in Sustainable Rural Tourism: A Case Study of the Western Region of Paraná. Systems Research and Behavioral Science, v. 33, n. 2, p. 249-258, 2015.
TIERLING, I. M. B. M.; SCHMIDT, C. M. Ação coletiva e criação de valor: um estudo na associação de produtores de Corumbataí do Sul (PR). Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, v. 13, n. 2, p. 3-25, mai./ago. 2017.
TOMIO, M.; SCHMIDT, C. M. Governança e ações coletivas no turismo regional: a experiência dos empreendedores da Região Oeste do Paraná. Revista Turismo – Visão e Ação - Eletrônica, v. 16, n. 3, set./dez. 2014.
WENNINGKAMP, K. R. Ações coletivas no agronegócio: uma análise da produção científica no Brasil a partir de teses e dissertações (1998-2012). 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2015.
WENNINGKAMP, K. R.; SCHMIDT, C. M. Teorias da ação coletiva no campo do agronegócio: uma análise a partir de teses e dissertações (1998-2012). Desenvolvimento em questão, v. 14, n. 35, p. 307-343, 2016.
WENNINGKAMP, K. R.; SCHMIDT, C. M.; CIELO, I. D.; SANCHES, F. C. A associação brasileira de pesquisa em secretariado (ABPSEC) à luz da teoria da ação coletiva. Revista Capital Científico, v. 15, n. 2, p. 79-98, 2017.
WENNINGKAMP, K. R.; SCHMIDT, C. M. Liderança em ações coletivas: um ensaio teórico. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 8, n. 3, p. 109-137, mai./ago. 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.