Balanço Social: uma análise comparativa entre os objetivos propostos na literatura e a realidade empírica
Palavras-chave:
Balanço Social, Contabilidade Social, Informação SocialResumo
O relacionamento das empresas com o meio em que está inserida é cada vez mais discutido, em função principalmente da livre concorrência, do efeito globalização e do avanço tecnológico. A sociedade tem exigido cada vez mais informações sobre este relacionamento, e a Contabilidade pode fornecer informações relevantes por meio do Balanço Social (BS). Os anos 60 e a Guerra do Vietnã foram marcos para a história do BS, que no Brasil passou a ser divulgado de forma mais consistente apenas a partir do final dos anos 90, com incentivo do sociólogo Betinho e segundo o modelo do IBASE. O objetivo deste estudo é verificar quais informações relevantes podem ser extraídas do BS, segundo o modelo do IBASE, divulgado pelas empresas brasileiras e, principalmente, se a partir dessas informações o BS está conseguindo atingir os principais objetivos propostos na literatura. Os objetivos levantados na literatura, segundo os conceitos do BS são demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio, refletir o comprometimento com as necessidades básicas da população e suprir as necessidades de informações de caráter social e ecológico. Foram pesquisadas 69 empresas que apresentaram o BS, representando 21% das empresas que divulgam o BS segundo o modelo IBASE no período selecionado. As informações extraídas dos BS podem ser consideradas interessantes, mas são pouco relevantes para cumprir os objetivos propostos pela literatura. Conclui-se que o modelo IBASE de BS necessita evoluir, contemplando mais informações para que seja possível atingir aos objetivos que a literatura determina para o BS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.