A importância da gestão de perdas para fortalecer a competitividade e melhorar a produtividade das empresas no sèculo XXI - como fator de desenvolvimento econômico
Palavras-chave:
Gestão da Performance Total, Identificação de Perdas e OportunidadesResumo
A globalização e a instabilidade econômica fizeram com que as organizações buscassem alternativas que assegurassem a sobrevivência num cenário cada vez mais complexo e amplamente competitivo. O planejamento estratégico tornou-se vital para a sobrevivência como também a flexibilização da organização passou a ter fundamental importância na construção de uma base sólida empresarial. Assim o TPM, que parte do conceito de otimização total do uso dos ativos empresariais, por meio da prévia identificação e eliminação das grandes perdas existentes em todos os processos organizacionais passou a se denominar TPM2 – Total Performance Management, ou seja, Gestão da Performance Total, sendo esta uma metodologia única de identificação de perdas e de oportunidades, que foram desenvolvidas pela IMC Internacional. A metodologia de implementação do TPM2 é idêntica à universalmente conhecida TPM, cujas amplitude e seu campo de ação, não se limitam à confiabilidade dos equipamentos, como também baseiam-se na produção de bens eserviços de melhor qualidade, no menor tempo, menor custo, com a flexibilidade para se ajustar às flutuações da demanda do mercado e assegurar a entrega de acordo com as necessidades do cliente. A metodologia TPM busca por meio da gestão de perdas, eliminando-as, sejam elas de equipamentos, mão-deobra ou insumos. Com a busca da eliminação das perdas, a organização passa a assegurar melhores resultados utilizando plenamente seu ativo empresarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.