Administração financeira aplicada em empresa de médio porte do setor de agronegócio por meio da gestão de projeto<p> Financial management applied in a medium-sized company in the agribusiness sector through project management
Palavras-chave:
Agronegócio, Administração Financeira, Gestão de Projetos,Resumo
Em decorrência das especificidades do setor de agronegócio, essa pesquisa teve como objetivo principal analisar o quanto a gestão de projetos pode auxiliar nos processos voltados à administração financeira de uma empresa de médio porte no setor de agronegócio. O método utilizado foi estudo de caso único, e a principal técnica de coleta de dados foi observação participante. Dados empíricos evidenciam que a adoção da prática de gestão de projeto aliada à administração financeira pode favorecer os resultados organizacionais, sobretudo financeiros. Fatores como cultura, crença, formação profissional e acadêmica, ao lado de regras estabelecidas pela empresa tendem a influenciar na aplicabilidade da gestão de projeto e nos indicadores financeiros. Todavia, fatores de resistência, trazidos em parte pelo desconhecimento acerca do projeto e pelo perfil profissional inadequado podem comprometer ou retardar a aplicabilidade da gestão do projeto. Paralelamente, aspectos de infraestrutura, aparato tecnológico e a integração das áreas envolvidas também são relevantes e podem representar um diferencial, tanto para a prática, como para o resultado do projeto. Esse estudo torna-se de relevante contribuição, pois as implicações gerenciais vão desde a possibilidade de eleger meios e processos para a implementação ou melhoria das práticas voltadas à mitigação e gestão dos riscos corporativos, sobretudo financeiro; enquanto as implicações acadêmicas vão desde a provocação e estímulos a novas pesquisas no setor de agronegócio, e nele, a gestão financeira, gestão de projetos e gestão de riscos corporativos.
Referências
ANDRADE, J. G. Introdução à administração rural. Lavras: Introdução à administração rural. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001
APOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BATALHA, Mário Otávio. Gestão agroindustrial: GEPAI: grupo de estudos e pesquisas agroindustriais . Editora Atlas SA, 2000.
BERK, Jonathan e DEMARZO, Peter. FINANÇAS EMPRESARIAIS ESSENCIAL. Bookman. 2010.
CALLADO, Antonio A. Cunha. Agronegócio. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Callado, Antônio André Cunha e Callado , Aldo Leonardo Cunha. CUSTOS: UM DESAFIO PARA A GESTÃO NO AGRONEGÓCIO. VI Congresso Brasileiro de Custos – São Paulo, SP, Brasil, 29 de junho a 2 de julho de 1999.
CLELAND, d. i. Project management: strategic design and implementation. 2. ed. McGraw-Hill, 1994.
DAVIS, J. H.; GOLDBERG, R.A. A concept of agribusiness. Division of Research. Graduae School of Business Administration. Boston: Harvard University, 1957.
DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação qualitativa. Papirus Editora, 2001.
DOS SANTOS, Mario Roberto; CODA, Roberto; MAZZALI, Leonel. Clima organizacional e desempenho financeiro. Revista Universo Contábil, v. 6, n. 2, p. 27-46, 2010.
Elza Hofer; Adriano José Raube; Auri Diese e Márcio Wagner. Gestão de Custos Aplicada ao Agronegócio:culturas temporárias. Contab. Vista & Rev., v. 17, n. 1, p. 29-46, jan./mar. 2006.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educ. rev. 2000. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010402000000200013&lng=en&nrm=iso>. access on 04 June 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HIGGINS, Robert C. Análise para Administração Financeira-10. AMGH Editora, 2014.
HOFFMANN, Rodolfo; ENGLER, Joaquim de Camargo; SERRANO, Ondalva; THAMER, Antonio C. de Menezes; NEVES, Evaristo Marzabal. Administração de Empresa Agrícola. São Paulo: Pioneira, 1989.
HYPOLITO, Christiane Mendes; PAMPLONA, Edson de Oliveira. Sistemas de gestão integrada: conceitos e considerações em uma implantação. 19 ENEGEP, 1999.
Junior, Luiz José Marques; Plonski, Guilherme Ary. Gestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”? Universidade de São Paulo. Departamento de Produção - EP/PRO Artigos e Materiais de Revistas Científicas - EP/PRO. 2011.
KEZNER, Harold PHD. Gestão de projetos, as melhores práticas. 3. Ed. Bookman. 2017.
LEONE, NMCPG. As especificidades das pequenas e médias empresas. Revista de administração, v. 34, n. 2, p. 91-94, 1999.
MEGIDO.J.L.; XAVIER, C. Marketing e Agribusiness. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MENEZES, L.C.M. “Gestão de Projetos”. São Paulo: Atlas, 2001.
MIRANDA, R. D.; AVELINO, B. C.; TAKAMATSU, R. T. Relação entre satisfação no trabalho e desempenho financeiro das empresas. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 19, n. 3, p. 336-355, 2016.
MULLER, Claudio Jose. Planejamento Estratégico, Indicadores e Processos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 1992.
Porter, Michel E. & Helpellmann, James E. Spotlight on managing the inyernet of things: how samrt, connected products are trasnforming competitions. Havard Business Revew, 2014.
QUEIROZ, RV d; QUEIROZ, AEFS d. Integração Vertical versus Terceirização: análise da viabilidade em um estudo de caso na indústria moveleira. Fortaleza: sn, 2006.
RAYMUNDO, Paulo Roberto Pereira. O que é administração. São Paulo: Brasiliense, 1992.
SCHUSTER, W. E.; FRIEDRICH, M. P. A. A Importância da Consultoria Empresarial na Gestão Financeira das Micros e Pequenas Empresas . Revista de Administração IMED, v. 7, n. 2, p. 183-205, 2017.
SHENHAR, Aaron J .; DVIR, Dov. Reinventando o gerenciamento de projetos: a abordagem dos diamantes para o crescimento e a inovação bem-sucedidos . Harvard Business Review Press, 2007.
SOUZA, R.; GUIMARÃES, J. M. P.; VIEIRA, G. MORAIS, V. A.; ANDRADE, J. G. de. A administração da fazenda: coleção do agricultor – economia. Rio de Janeiro: Globo, 1988.
TERENCE, A.C.F. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa. Dissertação (Mestrado). 2002. São Carlos, Programa de Graduação em Engenharia de Produção, EESC-USP.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.