Plataforma de Colaboração com Clientes para a inovação em produtos de software<p>Customer Collaboration Platform for Software Product Innovation

Autores

Resumo

Este trabalho propõe uma plataforma para promover a colaboração com os clientes para inovação em produtos de software, com base no contexto de uma empresa de tecnologia, aqui denominada de Empresa S. A proposição apresenta contribuições para empresas que desejam aprimorar sua aproximação com clientes para promover a inovação, por meio dos os seguintes instrumentos: “Nosso processo de inovação”, para que os usuários conheçam e se inscrevam para acompanhar o processo de inovação da empresa; “Ideias no processo de inovação”, para que eles possam participar ativamente deste processo, trazendo ideias e participando do processo de desenvolvimento de inovação daqueles que eles tiverem interesse; “Roadmap”, para que os usuários tenham visibilidade das melhorias que estão programadas pela empresa; e “Inovações entregues”, para que os clientes possam acompanhar o que foi entregue, a versão em que ocorreu e tenham acesso à documentação. Destaca-se a contribuição da proposta para o ecossistema de inovação, formado por empresas de tecnologia em sua maioria, que incorporam inovação em seu dia a dia.

Referências

BUGSHAN, Hatem. Co-innovation: the role of online communities. Journal of Strategic Marketing, v. 23, n. 2, p. 175-186, 2015.

COOPER, Robert G. The drivers of success in new-product development. Industrial Marketing Management, v. 76, p. 36-47, 2019.

GUO, Wei et al. User roles and contributions during the new product development process in collaborative innovation communities. Applied ergonomics, v. 63, p. 106-114, 2017.

IBGE. Pesquisa de inovação 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101706. Acesso em: 20 jun 2020.

KIM, Hyeon Chang; YOON, Woojin. Study on types of technology cooperation partner and innovation performance: Focusing on incremental and radical innovation. International Journal of Innovation Management, v. 23, n. 01, p. 1950005, 2019.

LEBER, Marjan et al. Fostering alliances with customers for the sustainable product creation. Sustainability, v. 10, n. 9, p. 3204, 2018.

LEE, Sang M.; OLSON, David L.; TRIMI, Silvana. Co‐innovation: convergenomics, collaboration, and co‐creation for organizational values. Management decision, 2012.

PILLER, Frank T.; WALCHER, Dominik. Toolkits for idea competitions: a novel method to integrate users in new product development. R&d Management, v. 36, n. 3, p. 307-318, 2006.

ROMERO, David; MOLINA, Arturo. Collaborative networked organisations and customer communities: value co-creation and co-innovation in the networking era. Production Planning & Control, v. 22, n. 5-6, p. 447-472, 2011.

ROSE, Jeremy; FURNEAUX, Brent. Innovation drivers and outputs for software firms: literature review and concept development. Advances in Software Engineering, v. 2016, 2016.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relato Técnico