Plataforma de Colaboração com Clientes para a inovação em produtos de software<p>Customer Collaboration Platform for Software Product Innovation
Resumo
Este trabalho propõe uma plataforma para promover a colaboração com os clientes para inovação em produtos de software, com base no contexto de uma empresa de tecnologia, aqui denominada de Empresa S. A proposição apresenta contribuições para empresas que desejam aprimorar sua aproximação com clientes para promover a inovação, por meio dos os seguintes instrumentos: “Nosso processo de inovação”, para que os usuários conheçam e se inscrevam para acompanhar o processo de inovação da empresa; “Ideias no processo de inovação”, para que eles possam participar ativamente deste processo, trazendo ideias e participando do processo de desenvolvimento de inovação daqueles que eles tiverem interesse; “Roadmap”, para que os usuários tenham visibilidade das melhorias que estão programadas pela empresa; e “Inovações entregues”, para que os clientes possam acompanhar o que foi entregue, a versão em que ocorreu e tenham acesso à documentação. Destaca-se a contribuição da proposta para o ecossistema de inovação, formado por empresas de tecnologia em sua maioria, que incorporam inovação em seu dia a dia.
Referências
BUGSHAN, Hatem. Co-innovation: the role of online communities. Journal of Strategic Marketing, v. 23, n. 2, p. 175-186, 2015.
COOPER, Robert G. The drivers of success in new-product development. Industrial Marketing Management, v. 76, p. 36-47, 2019.
GUO, Wei et al. User roles and contributions during the new product development process in collaborative innovation communities. Applied ergonomics, v. 63, p. 106-114, 2017.
IBGE. Pesquisa de inovação 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101706. Acesso em: 20 jun 2020.
KIM, Hyeon Chang; YOON, Woojin. Study on types of technology cooperation partner and innovation performance: Focusing on incremental and radical innovation. International Journal of Innovation Management, v. 23, n. 01, p. 1950005, 2019.
LEBER, Marjan et al. Fostering alliances with customers for the sustainable product creation. Sustainability, v. 10, n. 9, p. 3204, 2018.
LEE, Sang M.; OLSON, David L.; TRIMI, Silvana. Co‐innovation: convergenomics, collaboration, and co‐creation for organizational values. Management decision, 2012.
PILLER, Frank T.; WALCHER, Dominik. Toolkits for idea competitions: a novel method to integrate users in new product development. R&d Management, v. 36, n. 3, p. 307-318, 2006.
ROMERO, David; MOLINA, Arturo. Collaborative networked organisations and customer communities: value co-creation and co-innovation in the networking era. Production Planning & Control, v. 22, n. 5-6, p. 447-472, 2011.
ROSE, Jeremy; FURNEAUX, Brent. Innovation drivers and outputs for software firms: literature review and concept development. Advances in Software Engineering, v. 2016, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.