Práticas de governança corporativa como instrumento de gestão ao profissional de secretariado executivo<p>Corporate governance practices as management instrument for the professional of executive secretariat

Autores

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Governança Corporativa, Competências, Agente de Governança Corporativa.

Resumo

A seleção de profissionais pelo mercado corporativo está se tornando cada vez mais criteriosa. Aqueles que desejam exercer a função de secretário(a) executivo(a), por exemplo, devem manter-se atualizados e atentos às tendências do seu campo de atuação, tanto em nível local quanto global. À luz dessa perspectiva, é que se apresenta esta pesquisa. Para tanto, busca-se discutir o conceito de governança corporativa e suas práticas como instrumento de gestão ao profissional de secretariado em prol do aprimoramento de suas atividades, alinhando-as às necessidades organizacionais e ampliando sua atuação para um perfil mais estratégico. A fim de contemplar o objetivo proposto, foram empregadas pesquisas descritiva, exploratória e quantitativa como forma de identificar se as práticas de governança corporativa são pertinentes para a área secretarial. Por meio da técnica coleta de dados, apurou-se que dentro das organizações é exigido ao profissional de secretariado a aplicação de diversas práticas de governança corporativa para o cumprimento de suas atribuições. Tal constatação vai ao encontro do levantamento teórico pesquisado e exposto no decorrer do artigo. Como sugestão para tornar a atuação secretarial mais colaborativa para as organizações, percebeu-se a necessidade de integrar um curso voltado à governança corporativa durante ou após o período de formação acadêmica deste profissional. É possível, ainda, inferir, com base nos resultados obtidos pelos diferentes meios de pesquisas empregados, que o profissional de secretariado executivo possui competências necessárias para exercer o papel de agente de governança corporativa, cujas práticas são análogas ou próximas das responsabilidades pertinentes à carreira secretarial.

Biografia do Autor

Luciana Paula Bento Luciani, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Doutora e Mestre em Letras (MACKENZIE), especialista em Língua Portuguesa e Literatura (MACKENZIE) e em Marketing e Negócios Internacionais (IPEP), graduada em Letras com Habilitações em Tradutor e Intérprete e Licenciatura Plena - Inglês/Português (UNIBERO). Professora nos cursos de Graduação (Secretariado Executivo, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas) e de Pós-Graduação (Assessoria Executiva) na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Experiência de 20 anos na área ACADÊMICA (presencial e EaD) e 22 anos na área SECRETARIAL. Atua com palestras e ministra treinamentos voltados à comunicação, redação corporativa e atuação secretarial. Autora do livro “Leitura da Imagem: do verbo às capas de O Cortiço no século XXI” e coautora dos livros “Formação e atuação do professor de língua portuguesa” (2020), “Professor(a): identidade e representação” (2020), “Paulo Freire: da teoria à prática” (2018) e “Paulo Freire em tempo presente”(2016).

Fernando Aguiar Camargo, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Mestre em Administração com Ênfase em Finanças, Pós Graduado em Assessoria Executiva, Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue, atual Gerente de Governança, Riscos, Integridade e Privacidade no Grupo Fleury e Professor dos Cursos de Pós Graduação em Assessoria Executiva e Graduação em Secretariado Executivo na FECAP.

Débora Daiane da Silva, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP.

Caroline Cavalcante Duarte, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP.

Referências

ANDRADE, A.; ROSSETTI, J. P. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas, 2007.

AZEVEDO, I.; COSTA, S. I. D. Secretária um guia prático. São Paulo: Senac, 2000.

BITENCOURT, C. C. A Gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. (2001). Disponível em: em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1793/000308546.pdf. Acesso em: 23 setembro 2020.

BRUN, A.; CECHET, G.; NEUMANN S. (2012). Gestão secretarial: a evolução das funções do profissional de secretariado e a efetividade da inteligência emocional nos processos de trabalho. Secretariado Executivo em Revit@, v. 8, p. 36-51. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/3024/2030. Acesso em 29 outubro 2020.

CARVALHO, A. P. de; GRISSON, D. (Orgs.). Manual do secretariado executivo. São Paulo: D`Livros, 1998.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

FIORINI, F. A.; ALONSO, N.; JR., ALONSO, V. L. C. (2016). Governança corporativa: conceitos e aplicações. (2016). Anais do XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/19524178.pdf. Acesso em: 4 novembro 2020.

FONSECA, E. C.; PARRA, P. S.; AZEVEDO, M. S.; LOPES, P. C. A secretária executiva no processo de governança corporativa na empresa familiar. (2010). Revista de Gestão e Secretariado, v. 1, n. 1, p. 1-24. Disponível em: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1/70. Acesso em 1 outubro 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA [IBGC]. Boas práticas para secretaria de governança. (2015a). Disponível em: https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=20996. Acesso em 2 setembro 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA [IBGC]. Código das melhores práticas de governança corporativa. (2015b). Disponível em: https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=21138. Acesso em 17 agosto 2020.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Tradução: P. C. R. Reuillard. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARINHO, A. P. (Org.). Framework do plano de carreira do profissional de secretário. São Paulo: SinSesp, 2015.

MARTINS, G. DE A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MAZULO, R.; LIENDO, S. Secretária: rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. São Paulo: SENAC, 2010.

MEDEIROS, J. B.; HERNANDES, S. (2010). Manual da secretária: técnicas de trabalho. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MIZOGUCHI, D. T.; RIBEIRO, A. P. I. Secretário executivo como agente de governança corporativa. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIS, S. T. I. dos. DNA do profissional de secretariado. In: D’Elia, B.; Almeida, W. (Coords.). O futuro do secretariado: educação e profissionalismo. São Paulo: Literate Books Internacional, 2019, pp. 79-82.

RESOLUÇÃO n. 3, de 23 de junho de 2005 (2005). Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais [DCN] para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf. Acesso em 10 setembro 2020.

SILVEIRA, A. di M. da. Os perigos de um clichê. (2018). Capital Aberto. Disponível em: https://capitalaberto.com.br/temas/governanca-corporativa/os-perigos-de-um-cliche/. Acesso em: 29 outubro 2020.

SOBOSLAY, M. A formação específica no secretariado e a docência. In: D’Elia, B.; Almeida, W. (Coords.). O futuro do secretariado: educação e profissionalismo. São Paulo: Literate Books Internacional, 2019, pp. 155-158.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência, por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

17-12-2021