Leadership studies in brazilian events: the walked paths<p>Estudos sobre liderança em eventos brasileiros: os caminhos percorridos

Autores

Palavras-chave:

Leadership, Academic Production, Bibliometric.

Resumo

This research aimed to analyze the scientific research on leadership articles published in the EnANPAD and SemeAD annals in the period of 2014 - 2018. It is a bibliometric, quantitative and descriptive study.Publications from academic Personnel Management divisions were used, totaling 61 articles.The following were verified: number of articles, theme`s focus, most referenced articles, production characterization, concepts, methodologies and proposals for future research. The results demonstrate studies that sought to understand leadership as a process of influencing people, aiming to achieve common goals, understand and improve the leaders` role in the development of teams and improvement of organizational results.

Biografia do Autor

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2018), graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí(2010), especialização em Controle da Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina(2015), especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Nove de Julho(2019), especialização em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal Catarinense(2019) e mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí(2020). Atualmente é Dourando em Administração pela Universidade de São Paulo - USP.

Tatiana Ghedine, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora na Escola de Negócios, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Christiane Mendes Drozdek Pereira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração, Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Administração pela Universidade Vale do Itajaí. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Atualmente é Professora de Ensino Superior na UniSociesc (Grupo Ânima Educação) presencial e a distância em diversos cursos da instituição - disciplinas voltadas a Gestão de Pessoas; Psicologia; Pedagogia e Gestão Estratégica. Professora Online e Conteúdista; Professora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso; Coordenadora do Projeto Integrador das Disciplinas: Projeto Interdisciplinar, Projetos e Balanço Social e Gestão de Pessoas e Coordenadora da Semana Acadêmica de Gestão. Professora de Pós Graduação no Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG), ministrante da disciplina: Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho. Atuou na Dentscare/FGM Produtos Odontológicos por quinze anos, tendo a oportunidade de implantar a área de Gestão de Pessoas. Participou ativamente de Projetos Internos de Desenvolvimento Humano, Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade e Gestão por Processos.

Alessandra Yula Tutida, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Administração pela Universidade Vale do Itajaí e Mestrado em Business -Leadership and Management - pela Webster University.

Referências

AHMED, F. et al. Roles of leadership styles and relationship-based employee governance in open service innovation: evidence from malaysian service sector. Leadership & Organization Development Journal, v. 39, n. 3, p. 353-374, 2018.

ALVES, S. Liderança organizacional: discussão sobre um conceito-chave à administração. Revista Pensam. Contemp. em Adm., v. 4, n. 1, p. 43-53, 2010.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

AVOLIO, B; WALUMBWA, F; WEBER, T. Leadership: current theories, research, and future directions. Annual Review of Psychology, v. 60, p. 421-449, 2009.

BARBOSA, A. A produção acadêmica em recursos humanos no brasil: fato ou ficção? Revista de Administração Eletrônica, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASS, B; AVOLIO, B. Multifactor leadership questionnaire. Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press, 1990.

BERGAMINI, C. Liderança: a administração do sentido. RAE, v. 34, n. 3, p. 102-114, 1994.

BIANCHI, E; QUISHIDA, A; FORONI, P. (2017). Atuação do líder na gestão estratégica de pessoas: reflexões, lacunas e oportunidades. RAC, v. 21, n. 1, p. 41-61, 2017.

CABRAL, P; SEMINOTTI, N. A dimensão coletiva da liderança. Cadernos IHU Ideias, v. 7, n. 120, p. 3-37, 2009.

CAMPOS, H. et al. Estilos de liderança e interferência no nível de confiança organizacional: um estudo de caso. Revista Gestão & Planejamento, v. 14, n. 3, p. 389-409, 2013.

CARAPETO, C; FONSECA, T. Administração pública, modernização, qualidade e inovação. Lisboa: Edições Sílabo, 2006.

CHEONG, M. et al. A review of the effectivenes of empowering leadership. The Leadership Quarterly, v. 30, n. 1, p. 34-58, 2019.

CONTRACTOR, N. et al. The topology of collective leadership. The Leadership Quarterly, v. 23, p. 994-1011, 2012.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre, 2014.

DASGUPTA, P. Literature review: e-leadership - emerging leadership journeys. Emerging Leadership Journeys, v. 4, n. 1, p. 1-36, 2011.

DAY, D; HARRISON, M. A multilevel, identity-based approach to leadership development. Human Resource Management Review, v. 17, n. 4, p. 360-373, 2007.

DELFINO, I; SILVA, A; ROHDE, L. A produção acadêmica sobre liderança no Brasil: uma análise bibliométrica dos artigos publicados em eventos e periódicos entre 1995 e 2009. In: XLI EnANPAD, 2010. Rio de Janeiro: Anais Eletrônicos, 2010.

DERUE, D; ASHFORD, S. Who will lead and who will follow? a social process of leadership identity construction in organizations. The Acad. Man. Review, v. 35, n. 4, p. 627-647, 2010.

ESCANDON-BARBOSA, D; HURTADO-AYALA, A. Influencia de los estilos de liderazgo en el desempeño de las empresas exportadoras colombianas. Estudios Gerenciales, v. 32, n. 139, p. 137-145, 2016.

FIEDLER, F. A theory of leadership effectiveness. New York: McGraw-Hill, 1967.

FLEESON, W; JAYAWICKREME, E. Whole trait theory. Journal of Research in Personality, v. 56, p. 82-92, 2015.

FONSECA, A; PORTO, J; ANDRADE, J. Liderança: um retrato da produção científica brasileira. RAC, v. 19, n. 3, p. 290-310, 2015.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Rev. de Adm., v. 35, n. 3, 105-112, 2000.

FRY, L. Toward a theory of spiritual leadership. The Lead. Quart., v. 14, p. 693-727, 2003.

GEMELLI, C. E; FRAGA, A. M; PRESTES, V. A. (2019). Produção científica em relações de trabalho e gestão de pessoas (2000/2017). Contextus, v. 17, n. 2, p. 222-248, 2019.

GIUSTINA, K. A. D; GASPARETTO, V; LUNKES, R. J. Efeito dos estilos de liderança nos sistemas de controle gerencial e no desempenho organizacional. Revista Capital Científico, v. 18, n. 1, p. 64-81, 2020.

GREENLEAF, R. K. Liderança servidora. 1. ed. São Paulo: CBEL, 2006.

HARMS, P. et al. Autocratic leaders and authoritarian followers revisited: a review and agenda for the future. The Leadership Quarterly, v. 29, n. 1, p. 105-122, 2018.

HEIFETZ, R. A. Leadership without easy answers. Oxford: President and Fellows of Harvard College, 1998.

HEMPHILL, J; COONS, A. Development of the leader behavior description questionnaire. In: STOGDILL, R; COONS, A. Leader behavior: its description and measurement. Columbus: The Ohio State University: Bureau of Business Research, 1957.

HOOGH, A; GREER, L; HARTOG, D. Diabolical dictators or capable commanders? an investigation of the differential effects of autocratic leadership on team performance. The Leadership Quarterly, v. 26, n. 5, p. 687-701, 2015.

HORNER, M. Leadership theory: past, present and future. Team Performance Management, v. 3, n. 4, p. 270-287, 1997.

JAMES, W. The impact of corporatisation and national competition policy: an exploratory study of organisational change and leadership style. Leadership & Organization Development Journal, v. 26, n. 4, p. 289-309, 2005.

JUNIOR, C. M. et al. As leis da bibliometria em diferentes bases de dados científicos. Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 44, p. 111-123, 2016.

KAUPPILA, O. When and how does LMX differentiation influence followers’ work outcomes? the interactive roles of one’s own LMX status and organizational context. Personnel Psychology, v. 69, p. 357-393, 2016.

KIRKPATICK, S; LOCKE, E. Leadership: do traits matter?. Academy of Management Perspectives, v. 5, n. 2, p. 48-60, 1991.

LACERDA, R; ENSSLIN, L; ENSSLIN, S. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 59-78, 2012.

LAPIERRE, L. Imaginário e liderança. São Paulo: Atlas, 1995.

LI, G; LIU, H; LUO, Y. Directive versus participative leadership: dispositional antecedents and team consequences. Jour. of Occup. and Org. Psychology, v. 91, n. 3, p. 645-664, 2018.

LIPMAN-BLUMEN, J. Connective leadership in an interdependent and diverse world. Roeper Review, v. 39, n. 3, p. 170-173, 2017.

LUNARDI, M; DEGENHART, L; ZONATTO, V. C. S. Estilo de liderança, assimetria de informação e uso avaliativo do orçamento constituem-se antecedentes a participação orçamentária?. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 16, n. 38, p. 3-34, 2019.

MOASCARDINI, T; KLEIN, A. Educação corporativa e desenvolvimento de liderança em empresas multisite. In: XXXVII EnANPAD, 2014, Rio de Janeiro: Anais Eletrônicos, 2014.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NORTHOUSE, P. G. Introduction to leadership: concepts and practice. 4 ed. Thousand Oaks: Sage, 2017.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ROSA, A. P; CORTIVO, L. D; GODOI, C. K. Competências profissionais: uma análise da produção cientifica brasileira de 1999 a 2004. Rev. de Negócios, v. 11, n. 1, p. 77-88, 2006.

SANTOS, R. N. M; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Rev. Tend. da Pesq. Brasil. em Ciência da Infor., v. 2, n. 1, p. 155-172, 2009.

SILVA, R. S; SIENA, O. Produção científica brasileira sobre competências organizacionais: estruturas, configurações e características do campo. In: XXXIV EnANPAD, 2003. Belo Horizonte: Anais Eletrônicos, 2003.

STOGDILL, R. M. Leadership, membership and organization. Psychological Bulletin, v. 47, n. 1, p. 1-14, 1950.

SWEENEY, A; CLARKE, N; HIGGS, M. Shared leadership in commercial organisations: a systematic review of definitions, theoretical frameworks and organisational outcomes. International Journal of Management Reviews, v. 21, n. 1, p. 115-136, 2019.

TONELLI, M. et al. Produção acadêmica em recursos humanos no Brasil: 1991-2000. Revista de Administração Eletrônica, v. 43, n. 1, p. 105-122, 2003.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TURANO, L; CAVAZOTTE, F. Conhecimento científico sobre liderança: uma análise bibliométrica do acervo do the leadership quarterly. RAC, v. 20, n. 4, p. 434-457, 2016.

VERSIANI, F. et al. Características de liderança das mulheres empreendedoras: um estudo de caso no setor de serviços. Revista de Adm. da UNIMEP, v. 17, n. 1, p. 188-213, 2019.

VOEGTLIN, C. Development of a scale measuring discursive responsible leadership. Journal of Business Ethics, v. 98, n. 1, p. 57-73, 2011.

YUKL, G. Leadership in organizations. 8 ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, 2013.

Downloads

Publicado

17-12-2021

Como Citar

Silva, L. H. da, Ghedine, T., Pereira, C. M. D., & Tutida, A. Y. (2021). Leadership studies in brazilian events: the walked paths<p>Estudos sobre liderança em eventos brasileiros: os caminhos percorridos. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 19(4), 7–25. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/6632