Gestão de processos em instituições de ensino superior: caracterização dos elementos estrutura organizacional, pessoas e tecnologias<p>Process management in higher education institutions: characterization of the elements organizational structure, people and technologies
Palavras-chave:
Processos, Gestão de Processos, Administração Universitária, BPMResumo
O estudo teve por objetivo evidenciar características dos elementos “estrutura organizacional”, “pessoas” e “tecnologias” necessários para a gestão de processos em Instituições de Ensino Superior (IES). Abordaram-se os conceitos de gestão de processos, dos elementos organizacionais (estrutura, pessoas e tecnologia), e as instituições de ensino superior. É uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa; descritiva, quanto aos fins é pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica quanto aos meios. Aplicou-se a técnica snowball para seleção dos participantes e a coleta de dados foi feita por meio de entrevista com dez especialistas em gestão de processos de diferentes IES. Os resultados demonstram que em relação ao elemento “estrutura organizacional” considera-se viável a implementação da gestão de processos em estruturas funcionais existentes nas IES, desde que se incorpore visão de processo “ponta a ponta”, associada ao conceito de Gerenciamento de Processo de Negócio. Quanto ao elemento “pessoas” verificou-se que não são necessárias novas contratações e que é possível implementar a gestão de processos com as equipes existentes, desde que essas sejam capacitadas adequadamente. Em relação ao elemento “tecnologias”, ressaltou-se que os resultados positivos da utilização de tecnologias para gestão de processos pressupõem a existência de processos bem estabelecidos pela instituição e o compartilhamento de responsabilidade entre a área de processos e a área de tecnologia da informação. Por fim, concluiu-se que a adoção da gestão de processos em IES gera agilidade, flexibilidade e integração nos fluxos de trabalho das organizações e constitui-se uma ferramenta de aprimoramento da gestão universitária.Referências
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