Como ser criativo e inovador no ambiente universitário: um ensaio sob o paradigma do discente digital<p>How to be creative and innovative in the university environment: an essay under the digital student paradigm

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior. Docência. Didática. Criatividade. Inovação.

Resumo

Quais são as relações que orbitam o processo de ensino-aprendizagem em um contexto em que as transformações são recorrentes? Como um professor deve se comportar diante de um cenário de demandas cada vez mais consistentes e iminentes dos alunos? Como definir um aluno que vê no professor uma referência positiva para consubstanciar sua formação intelectual e profissional? É possível que o professor ensine inovando em ambientes acadêmicos diversos e plurais? Quais conexões existem entre educação e espírito empreendedor? Se empreender é consignado como comportamento, como o professor deve agir para estimular e desenvolver o espírito empreendedor de seus alunos? Quais fatores caracterizam o professor criativo? Apesar de inovação como ponto de partida para muitas das evidências reformistas de hoje, pode um professor defender uma relação didática mais humanista, sem abrir mão do modelo tradicional de transposição didática? Essas questões abrem as discussões deste trabalho, que teve como propósito discutir a relevância da iniciativa empreendedora no espaço acadêmico, reforçando a ideia seminal de que um ensino criativo, dinâmico e inovador invariavelmente promove a qualidade do ensino e estimula o estudante, sem colocar em risco a autonomia do professor.

Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação (UFRJ); mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração (FACE); professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (CCHL/UFPI); professor Adjunto III do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS); coordenador do Curso de Administração do CAFS (2016-2018), reeleito para um novo mandato (2018-2020); membro representante do CAFS junto ao CONSUN, CEPEX, CAMEN – Câmara de Ensino (PREG) e CAMEX – Câmara de Extensão (PREXC); foi presidente setorial da CPAD - Comissão Permanente de Avaliação Docente de 2016 a 2019; foi membro efetivo da CPA – Comissão Própria de Avaliação de 2017 a 2019; é atualmente coordenador acadêmico do Curso de Especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresa, ofertado no CAFS (Floriano-PI); é representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, biênio 2018-2019; atua como elaborador de itens para o BNI – Banco Nacional de Itens (INEP), vinculado ao ENADE, desde maio de 2018; eleito pelo CONSUN – Conselho Superior da UFPI membro efetivo do Conselho Curador da FADEX – Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação, com mandato de 02 (dois) anos, a partir de novembro/2019.

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Publicado

02-06-2021