Aplicação do discurso do sujeito coletivo para análise de focus group: opções metodológicas na pesquisas em administração<p>Application of the collective subject's discourse for focus group analysis: methodological options in research in administration
Palavras-chave:
Discurso do sujeito coletivo, Focus group, Pesquisa qualitativa, Pesquisa em Administração,Resumo
O objetivo deste estudo é lançar luz à reflexão acerca da possibilidade de aplicar a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC) como um método alternativo para análise de dados provenientes de focus group. Para consolidar a reflexão proposta, empreendeu-se um levantamento bibliográfico para verificar o panorama das pesquisas envolvendo DSC e sua aplicabilidade no contexto dos estudos em administração. Dado que as pesquisas envolvendo focus group buscam capturar a partir da interação grupal, percepções acerca de um tópico específico e a metodologia do DSC dedica-se a levantar pensamentos, representações, crenças e valores de uma coletividade, é possível verificar a aderência entre os métodos, pautada sobretudo, em uma perspectiva interpretativista, voltada para a captura de representações sociais. A contribuição deste estudo está na ampliação da visão metodológica interdisciplinar no desenvolvimento das pesquisas envolvendo focus group. Acredita-se que novos caminhos investigativos poderão emergir com aplicação da metodologia DSC para análise de dados provenientes de focus group, possibilitando o avanço de pesquisas qualitativas em administração.
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