O ensino da contabilidade geral: um estudo sobre as abordagens metodológicas adotadas no Brasil<p> The teaching of basic accounting: a study of the methodological approaches adopted in Brazil
Palavras-chave:
Ensino em Contabilidade, Abordagens Educacionais, Estratégias de EnsinoResumo
Neste estudo buscou-se compreender como se constitui o ensino em contabilidade geral nos cursos de graduação de Ciências Contábeis no Brasil. Como base teórica exploraram-se as escolhas pedagógicas e metodológicas e o desenvolvimento desta disciplina no país. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com 29 professores da disciplina, totalizando 1397 minutos, aproximadamente 23 horas e 30 minutos de gravação o que gerou 272 páginas transcritas. No processo de análise de dados da pesquisa foi empregado o software Atlas/Ti e realizada análise de conteúdo das categorias de análise. Como resultados, contatou-se que há concentração de mestres e doutores nas regiões sudeste e sul do país, em contrapartida, nas demais regiões, sobretudo nas regiões centro-oeste e norte existem poucos doutores, os quais possuem mestrado e doutorado em áreas correlatas a contabilidade. Verificou-se também, que a maioria dos docentes que lecionam a disciplina de contabilidade geral ou básica no Brasil, adotam a abordagem de ensino tradicional, resultando em escolas rígidas; alunos passivos; aulas expositivas; autoritarismo; exercícios; funções claramente definidas; professores como protagonistas; transmissor do conhecimento, o que pode vir a acarretar em alunos, que são apenas receptores de conhecimentos, comparecem em sala de aula para escutar e fazer provas.
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100
BRASIL. Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis http://portalcfc.org.br/wordpress/wpcontent/uploads/2013/01/Proposta_Nacional_de_Conteudo.pdf
BRASIL. Resolução 1.373, de 08 de Dezembro de 2011. Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
BRASIL. Lei 12.249, de 11 de junho de 2010. Dispõe sobre a obrigatoriedade do Exame de Suficiência em Contabilidade.
BRASIL. Resolução CNE/CES 10, de 16 de Dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
BRASIL. Resolução 853, de 28 de Julho de 1999. Institui o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em CRC.
BEHRENS, Marilda. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 80, n. 196, p. 383-403, Set./Dez..1999.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BUGARIM, Maria Clara Cavacante et al. Análise Histórica dos resultados do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista de Contabilidade e Controladoria, V.6, n.1, p. 121-136, 2014.
BUGARIM, Maria Clara Cavalcante et al. O desempenho dos profissionais de contabilidade no exame de suficiência do CFC: uma análise de conglomerados. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 8, n. 22, 2014
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CFC. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Brasília, CFC, 2013.
DA SILVA, Denise Mendes; DE OLIVEIRA NETO, José Dutra. O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 4, p. 123-156, 2011.
DEMO, Pedro. Conhecimento e vantagem comparativa. O público e o privado - Nº 5 –
Janeiro/Junho – 2005.
LAFFIN, Marcos. O professor de contabilidade no contexto de novas exigências: um entendimento do trabalho como categoria para aprender a pratica do ensino em contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 127, p.20-32, jan./fev. 2001.
MARION,J.C. O ensino da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1996
MARION,J.C. O ensino da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2001
MARION,J.C. Metodologia de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006.
MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.
MIZUKAMI, Maria da graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. 119p.
MOLINA, Fábio Sanches. Metodologia do Ensino da Contabilidade Geral: algumas considerações. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 30, n. 129, maio/jun. 2001.
NASCIMENTO, Claudinei de Lima. Qualidade do ensino superior de ciências contábeis: um diagnóstico nas instituições localizadas na região norte do Estado do Paraná. Base – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 2, n. 3, p. 155-166, 2005.
PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista de Contabilidade e Finanças–USP, São Paulo, Edição, v. 30, p. 19-32, 2007.
SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. In: Integração. v. XI, n. 40, p. 19-31, Jan./Fev./Mai. 2005.
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa aplicada à contabilidade. São Paulo: Atlas,2003.
SILVA, Denise Mendes da. O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade na FEA-RP/USP. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0022.html
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.