A percepção de gestores sobre o processo de inovação: um estudo de caso em uma cooperativa agroindustrial<p>The perception of managers about the innovation process: a case study in an agroindustrial cooperative
Palavras-chave:
Inovação, Gestão da Inovação, Cooperativa,Resumo
A inovação tem sido considerada um tema estratégico na administração, representando um maior desafio às empresas. No caso das empresas do setor cooperativista o tema inovação é muito relevante, tendo em vista a participação dessas empresas no desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar a gestão da inovação em uma cooperativa agroindustrial localizada no Oeste do Paraná, a partir da avaliação de fatores determinantes para o processo de inovação. Para o embasamento teórico foram abordados conceitos de inovação e gestão da inovação, ademais de fatores-chave à gestão da inovação. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com abordagem quantitativa descritiva e aplicação de um questionário aos gestores da cooperativa. Os resultados deste estudo demonstram que a cooperativa estudada apresentou fatores em seu processo de inovação que podem estar relacionados com as características de uma empresa inovadora e empreendedora.
Referências
BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 5. Ed. UFSC, 2002.
BECKER, J.L. Estatística básica: transformando dados em informação. Porto Alegre: Bookman, 2015.
CARVALHO, H. G. de; REIS, D. R. dos; CAVALCANTE, M. B. Gestão da inovação. Curitiba: Aymará, 2011.
COPACOL – Cooperativa Agroindustrial Consolata. Relatório do Conselho de Administração. 2018.
CREMONESE, C.; SCHALLENBERGER, E. Cooperativismo e agricultura familiar na formação do espaço agrícola do Oeste do Paraná. Tempo da Ciência, Toledo, v. 12, n. 23, p. p. 49-63, jun. 2005.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GUEDES, L. Criatividade, modelos mentais e inovação. São Paulo: Senac, 2018.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
LENZI. F. C; KIESEL. M. D.; ZUCCO, F.D. (Org.) Ação Empreendedora: como desenvolver e administrar o seu negócio com excelência. São Paulo: Editora Gente, 2010.
MOTTA, P. R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB). Cooperativismo. 2019. Disponível em: https://www.ocb.org.br/ocb. Acesso em: 20, jul, 2019
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação.3. ed. OECD/ FINEP, 2005.
PICCHIAI, D. MENDONÇA, M. L. G. Cultura Inovativa nas micro e pequenas empresas de Bragança Paulista. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Brasil, 2017. Disponível em: http://eumed.net/cursecon/ecolat/br/17/cultura.html. Acesso em: 25, set, 2019
PRIORI, A.; POMARI, L.R; AMÂNCIO, S. M.; IPÓLITO, V. K. História do Paraná: séculos XIX e XX. Maringá: Eduem, 2012.
REIS, D. R. dos; LEANDRO, A. R. Intraempreendedorismo em Organização Educacional. Espacios, Caracas, v. 36, n. 20, 2015.
REIS, D. R. dos; LEANDRO, A. R.; STRAUB, A. L.; HIGASHI, G. do R. Q.; TAGLIAFERRO, M. P. Acciones y prácticas de gestión de empresas intraemprendedoras. Espacios, Caracas, v. 34, n. 12, 2013.
REIS, D. R. dos; VIGORENA, D. L.; KUNZLER, M. T.; BATTISTI, P. S. S. Práticas de gestão em um modelo de negócio cauda longa: Um estudo de caso em empresa de E-Commerce. Espacios, Caracas, v. 37, n. 35, 2016.
SALERNO, M. S.; GOMES, L. A. de V. Gestão da inovação (mais) radical. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
SERTEK, P. Empreendedorismo. 4. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SCHUMPETER, J. O fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. In: A Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo. São Paulo: Ed. Nova Cultural, Cap. 2. p 43-66, 1985.
TERRA, J. C. (Org.). 10 dimensões da inovação: uma abordagem para a transformação organizacional. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
VICENTE, M. Copacol: 50 anos na vanguarda do cooperativismo. Cafelândia, Editora Integração, 2012.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZOGBI, E. Gestão da Inovação: como transformar ideias criativas em produtos e serviços viáveis. 7. ed. EZ Inovação, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.