Ampliando as fronteiras da Consumer Culture Theory: articulando o consumo de crédito e a violência financeira no contexto de idosos<p>Broadening the frontiers of the Consumer Culture Theory: articulating credit consumption and financial violence
Palavras-chave:
Violência. Violência Financeira. Idosos. Consumer Culture TheoryResumo
Levando em conta que as disfunções referentes ao consumo de crédito ainda representam um “ponto cego” para os estudos de marketing, este ensaio tem o objetivo de desvelar lacunas na literatura da Consumer Culture Theory (CCT) no tocante ao entendimento do consumo de crédito que podem culminar em violência financeira entre os idosos. O ensaio também busca apresentar possíveis trilhas de investigação para os pesquisadores interessados. Para isso, se traz para discussão as temáticas do consumo de crédito à luz da literatura internacional de Marketing e Antropologia, tece comentários sobre o conceito de violência, e aprofunda questões atinentes à violência financeira também sob a ótica de trabalhos publicados em journals internacionais. O ensaio termina por concluir que a proposta de investigação da violência financeira tem expressiva aderência aos domínios da CCT, embora os pesquisadores nacionais e estrangeiros da Administração não tenham percebido essa temática como oportunidades de pesquisas.
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