Reflexões sobre as dimensões do fracasso e mortalidade de pequenas empresas

Autores

  • Hilka Vier Machado
  • Pedro Guena Espinha

Palavras-chave:

Pequena Empresa, Mortalidade Empresarial, Fracasso, Empreendedorismo

Resumo

A mortalidade de micro e pequenas empresas é um assunto relevante para a implementação de políticas de incentivo à criação e sobrevivência destas. Desse modo, é importante compreender porque as micro e pequenas empresas fracassam. Entretanto, a utilização do termo ‘fracasso’ na área de Empreendedorismo, muitas vezes, não expressa exatamente o motivo do encerramento das atividades da empresa, à medida que contempla situações diversas que contribuíram para a empresa parar de atuar no mercado. Sendo assim, o objetivo deste artigo é o de ampliar o debate sobre o fracasso de empresas, enfatizando diferentes possibilidades, sendo essa compreensão importante para uma solução mais efetiva do problema da mortalidade de pequenas empresas. Utilizando-se como referência outros estudos realizados sobre sucesso e fracasso, a reflexão apresentada tem a seguinte estrutura: considerações sobre a mortalidade de pequenas empresas, significados do fracasso, razões que o determinam e possíveis implicações na área de Empreendedorismo.

Biografia do Autor

Hilka Vier Machado

Profa Adjunta do Departamento de Administração da UEM. Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq.

Pedro Guena Espinha

Possui mestrado em Administração - Área de concentração Gestão de negócios pela UEM.

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Publicado

09-04-2010