A qualidade do lucro nas empresas comerciais evidenciada por meio do Activebased Costing ABC

Autores

  • João Francisco Morozine
  • Marcos Moreira Pinto
  • Aldecir José Theodoro
  • Sérgio Cavagnoli Guth

Palavras-chave:

Custeio ABC, Gestão de Custos

Resumo

O atual cenário competitivo exige que os gestores de empresas dêem uma maior importância às questões relativas aos custos. Essa preocupação não ocorre apenas nas empresas industriais e de serviços, mas também nas empresas comerciais. Para tanto, é necessária a implantação de um sistema de custos nas empresas comerciais, visando a obtenção de informações mais precisas referentes ao processo de compra e venda de mercadorias. Nesse contexto, o ABC (Activity-Based Costing), que é baseado em uma estrutura funcional para alocação dos custos indiretos, é uma ferramenta para ser utilizada também nas empresas comerciais. O objetivo do artigo é mostrar a aplicação do ABC nas empresas comerciais, para evidenciar a qualidade do lucro.

Biografia do Autor

João Francisco Morozine

Contador, professor e pesquisador da UNICENTRO e mestrando em Ciências Contábeis pela FURB.

Marcos Moreira Pinto

Professor, empresário, administrador, consultor financeiro e mestrando em Ciências Contábeis pela FURB.

Aldecir José Theodoro

Contador, perito contábil, professor da URI - Campos de Erechim e mestrando em Ciências Contábeis pela FURB.

Sérgio Cavagnoli Guth

Contador, consultor, professor da UCS de Caxias do Sul e mestrando em Ciências Contábeis pela FURB.

Downloads

Publicado

03-04-2010