Os recursos como fonte de estratégia competitiva: uma evidência empírica da Resource-Based Review

Autores

  • Fábio Dal-Soto Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Moacir Rodrigues Santos

Palavras-chave:

Estratégia, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em Recursos

Resumo

A noção central de estratégia já incorpora uma “visão baseada em recursos.” Caracterizando-se como uma visão a partir de uma perspectiva interna da empresa, a Resource-based View (RBV) tem apresentado inúmeras contribuições para a gestão estratégica, com a concepção da empresa como um conjunto único de recursos idiossincráticos, o qual conduz a sua performance. Uma destas contribuições é enfatizada neste artigo, através da análise e identificação de quais são realmente os recursos que podem ser considerados estratégicos por uma empresa. Para isso, realizou-se um estudo de caso numa empresa industrial localizada no Vale do Rio dos Sinos que produz componentes metálicos e injetados para a indústria de calçados e do vestuário, além de produtos técnicos para a indústria metalúrgica em geral. Os três principais recursos estratégicos dessa empresa, conforme identificados pelos seus principais gestores, foram submetidos a um conjunto de testes a fim de corroborar ou não o caráter estratégico dos mesmos.

Biografia do Autor

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Mestrando em Administração (UNISINOS). Professor do Curso de Administração na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e na Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).

Moacir Rodrigues Santos

Mestrando em Administração (UNISINOS). Professor do Curso de Administração de Empresas no Centro Universitário FEEVALE. Consultor Organizacional.

Downloads

Publicado

03-04-2010