Análise comparativa entre o projeto político pedagógico do curso de ciências contábeis, de uma universidade estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Autores

  • Eduardo Alves Gomes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
  • Glaucia Daniela Dias UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
  • José Braz Hercos Junior UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Palavras-chave:

Projeto político pedagógico, ciências contábeis, auditor fiscal.

Resumo

O curso de Ciências Contábeis proporciona aos seus egressos um leque de atividades que podem ser desenvolvidas por um profissional da área, mas pesquisas realizadas têm evidenciado uma demanda pela área pública. Este estudo tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre o projeto político pedagógico (PPP) do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor fiscal da receita federal do Brasil, com vistas a observar se o PPP contempla os itens previstos no concurso. A proposta deste estudo se deve a uma pesquisa realizada entre os acadêmicos do curso, a qual evidenciou que uma parcela significativa dos discentes possui interesse pela área pública, em especial no concurso objeto de análise. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Como resultado da análise dos elementos, observou-se que o PPP vigente no curso objeto de estudo, apresenta elementos que podem no máximo atingir uma pontuação aproximada de 119 pontos, a qual é inferior a pontuação mínima relativa às áreas de conhecimento Conhecimentos Específicos I e II, que juntas totalizariam aproximadamente 142 pontos, quando desconsiderada a área Conhecimentos Gerais.

Biografia do Autor

Eduardo Alves Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, Brasil.

Glaucia Daniela Dias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, Brasil.

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

 

Professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Brasil.

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil. Mestre em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.

José Braz Hercos Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil. Possui mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil.

Doutorando em Economia da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil.

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Publicado

31-05-2011