A administração de uma organização escolar a partir da Gestão Integrada da Escola (GIDE) em uma unidade escolar pública do Estado do Rio de Janeiro<p>The administration of a school organization from the Integrated School Management (GIDE) in a public school unit of the State of Rio de Janeiro

Autores

  • Ellen Oliveira de Menezes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Janaína Machado Simões Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Mestrado Acadêmico em Administração

Palavras-chave:

Administração Pública, Gestão Escolar, Gestão Integrada da Escola

Resumo

As políticas públicas educacionais constituem o marco legal e traçam diretrizes para a administração escolar. Assim, em 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro propôs a implantação do modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE), que buscava o acompanhamento da gestão e ao atingimento de metas estabelecidas em cada unidade escolar. Diante disso, esta pesquisa possui como objetivo analisar a administração de uma organização escolar a partir da GIDE em uma Unidade Escolar pública do estado do Rio de Janeiro. Para isso, a fundamentação teórica contempla, em um contexto amplo, a administração das organizações escolares, concepções de gestão escolar e principais políticas públicas educacionais. Através da análise de conteúdo dos dados coletados, foi possível verificar que a administração de uma organização escolar a partir da GIDE ocorreu com a mediação do Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar e tem como dimensões centrais as vertentes administrativa e pedagógica.

Biografia do Autor

Ellen Oliveira de Menezes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Janaína Machado Simões, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Mestrado Acadêmico em Administração

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrado Acadêmico em Administração

Departamento de Administração e Turismo

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Publicado

01-10-2019