Informações contingências: um estudo sobre a percepção de gestores do setor de óleo e gás no Brasil<p>Contingency information: a study on the perception of managers of the oil and gas sector in Brazil
Palavras-chave:
Informação, Teoria da Contingência, Percepção, GestorResumo
A teoria da contingência e a teoria dos sistemas são voltadas para explicar fatores organizacionais. Entre eles, o processo de tomada de decisão. O processo leva em considerações ambientes incertos e o nível de informações disponíveis. Nesse sentido, a teoria contingencial levanta variáveis eventuais que possam interferir nesse processo, contingências. Esse estudo buscou identificar a percepção de informações contingências por parte dos gestores. Para isso, foi feito uma pesquisa qualitativa de multicascos em empresas do setor de Óleo e gás da bacia de campos no Rio de Janeiro através de um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. A pesquisa levou em consideração para comparação do estudo, informações contingenciais ambientais, estratégicas, estruturais e tecnológicas. Observou-se que no questionário de sondagem a variável tecnologia (dp = 1,41) e regulamentação política (1,30) são mais relevantes na percepção dos gestores, pois identificam que a atividade usa essencialmente tecnologia de ponta para se desenvolver e estão sempre se adequando a novas políticas e regulamentações do setor. Na análise de similitude, observa-se que as palavras que mais tem coocorências, no núcleo dos discursos são, “empresa”, “não”, “aqui”, “muito”, “contrato”. A estas palavras em uma posição mais periférica são encontradas vocabulos como Petrobras, contrato, organizacional, ambiente, tecnologia, estratégia, estrutura, mecanicista entre outras que ligam a percepção de contingências as quais são percebidas em rotinas, ações e decisões dentro de uma organização. Conclui-se que através dessa análise de similitude, observa-se que, os gestores percebem contingências mais no âmbito tecnológico e ambiental refletindo-os no campo estratégico e estrutural.Referências
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