Marketing de relacionamento: estudo sobre a ferramenta em empresas do varejo e da prestação de serviços<p>Relationship marketing: study about the tool in companies of retail and services provision
Palabras clave:
Marketing de relacionamento. Estratégias de marketing de relacionamento. Fidelização. Clientes.Resumen
Esse artigo teve o objetivo analisar a compreensão que as empresas têm sobre o marketing de relacionamento e como desenvolvem estratégias voltadas a ele. Em termos de enfoque metodológico, o trabalho se configura como sendo de natureza descritiva, caracterizando-se em uma pesquisa qualitativa, onde foram desenvolvidos multicasos. Para isto, foram realizadas entrevistas em seis empresas, dividas no setor de prestação de serviços e varejo. Os resultados da pesquisa revelaram que as empresas compreendem o que é marketing de relacionamento, o desenvolvem, e o resultado tem sido significativo. Conclui-se assim, que a ferramenta é relevante e pode ser melhor utilizada, principalmente no setor de prestação de serviços, no qual as empresas não apontaram realizar atendimento diferenciado.
Citas
ANTONI, V.L.; BASSO, K. Expectativas em relação ao varejo: um estudo com as consumidoras de confecções e calçados na base da pirâmide social. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 18, n. 62, p. 593-608, 2016.
AMARAL, T.C.; JUNIOR, J.B.D.C.; PIZZINATTO, A.K.; PITOMBO, T.C.D.D.T. Influências do Comércio Eletrônico B2B no Processo de Atendimento de Pós-Vendas no Segmento de Bens de Capital: Estudo de Caso em uma Empresa Representante de Equipamentos Pesados. REMark, v. 14, n. 2, p. 223-236, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, I.F.; CRESCITELLI, E.; FIGUEIREDO, J.C.B. Resultados de Marketing de Relacionamento: proposição de modelo por meio de mapeamento cognitivo. Revista brasileira de gestão de negócios, v. 17, n. 58, p. 1371-1389, 2015.
CARDOSO, A.C. Estratégias de marketing: uma análise do cartão de facilidades koerich na cidade de Araranguá – SC. Trabalho de conclusão de curso, bacharelado em Secretariado Executivo, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma – SC, 2014.
CREMONEZI, G.O.G..; PIZZINATTO, N.K.; SPERS, V.R.E. Marketing de Relacionamento: a Fidelização de Clientes e o Endomarketing na Indústria de Produtos Orgânicos. In: CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Curitiba – PR, 2012.
D'ANGELO, A.C.; SCHNEIDER, H.; LARÁN, J.A. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 73-93, 2006.
DEMO, G.; GUANABARA, M. Marketing de relacionamento com a Apple: o papel do julgamento e significado de produto na escolha do iphone. REAd - Revista Eletrônica de Administração, v. 21, n. 1, 2015.
DIAS, S.R. Gestão de Marketing. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
FREIRE, C.P.S.; LIMA, M.V.S.; LEITE, B.C. Marketing de Relacionamento e sua influência na conquista e manutenção de clientes. Revista Eletrônica de Administração, v. 08, n. 15, 2009.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, P. Marketing para o século XXL: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
LAMARCA, K.P.; SRESNEWSKY, K.; BARRETO, A. Marketing de relacionamento: uma análise das relações business-to-business em varejistas multimarcas do segmento surfwear. Future Studies Research Journal: trends and strategies, v. 6, n. 1, 2014.
LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
MACHADO, C.L.; FERREIRA, C.L.; A Utilização do Marketing de Relacionamento para a Fidelização de Clientes em Época de Crise. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. Páginas 47-54, 2010.
MCKENNA, R. Marketing de relacionamento: Estratégias bem sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
MEDEIROS, N.C.L.; CAS, E.A.; MEDEIROS, F.S.B. Marketing de relacionamento: o caso de uma concessionária de veículos comerciais. Desafio Online, v. 4, n. 1, p. 50-63, 2016.
MEURER, A.M.; ANTONI, V.L.; CRUZ, C.M.L. O impacto dos serviços ao cliente no marketing de relacionamento entre minimercados e seus fornecedores. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n. 2, p. 751-778, 2016.
MILAN, G.S.; TONI, D.; MILAN, J.M.M. Antecedentes da retenção de clientes: um estudo aplicado a usuários de serviços bancários. In: III Encontro de Marketing da ANPAD, 2008, Curitiba.
NEPOMUCENA, F.V. Marketing de relacionamento para retenção de clientes. In: UNIPAC, 2014.
SILVA, E.C.; MAZZON, J.A. Plano de Marketing Social para a Promoção da Saúde: Desenvolvimento de Políticas De Saúde Pública Orientada ao 'Cliente'. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 164-176, 2016.
SPREA, J. Um estudo da cronologia do marketing de relacionamento e de sua importância para o comércio das pequenas cidades do interior de um estado da região centro oeste do Brasil. Revista multidisciplinar da UNIESP: Saber Acadêmico, nº 8, 2009.
STAKE, R.E. Pesquisa Qualitativa: Estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TORRES, S.P.; FONSECA, S.C. Marketing de relacionamento: a satisfação e fidelização do cliente. In: IPTAN - Anuário de produção científica, nº1, 2012.
VAZ, F.O. Um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para fidelizar e atrair clientes de impressos gráficos. In: Semana Acadêmica – FATECIE. São Paulo, 2012.
YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.