Impactos dos recursos tecnológicos, na atuação do secretário executivo, na organização de eventos científicos<p>The technological resourcesimpacts in the executive secretary performance, in scientific events organization
Palavras-chave:
Recursos Tecnológicos, Secretário Executivo, Organização de EventosResumo
A profissão de secretário executivo, no decorrer do tempo, tornou-se reconhecida e, atualmente, vem assumindo posição de destaque frente ao mercado de trabalho. Na transição de tarefas básicas a exemplo do atendimento telefônico, agendamento de reuniões e envio de correspondências à realização de atividades de caráter complexo, as quais envolvem o emprego de habilidades como a liderança, a multifuncionalidade e a gestão, o profissional de secretariado necessitou remodelar-se de acordo com as modificações do mercado e, por consequência, ampliar a sua atuação profissional de modo a atender a emergência de novas demandas. Como resultado, competências técnicas como a gestão de arquivo, idiomas, além do domínio de novas tecnologias figuram entre as habilidades requeridas atualmente pelas organizações. Nesse sentido, a partir da realização de um estudo de caso, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, bibliográfica e documental, buscou-se demonstrar, de modo empírico, o impacto dos recursos tecnológicos na atuação secretarial, em meio ao processo de organização de eventos científicos, realizados por uma organização sem fins econômicos. Por meio de uma análise comparativa, foi possível identificar que a tecnologia impacta, majoritariamente, de modo positivo na profissão, embora seja essencial verificar, de modo pormenorizado, se as ferramentas tecnológicas disponíveis são compatíveis com as demandas organizacionais.
Referências
ADELINO, F. J. S.; SILVA, M. A. V. A tecnologia da informação como agente de mudança no perfil do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado,São Paulo, v. 3, n. 2, p. 05-23, jul./dez.2012. Disponível em: <http://www.revistagesec.org.br/ojs-2.4.5/index.php/secretariado/article/view/165/pdf_20#.Vb7AlPNVikq> Acesso em: 02 ago. de 2015.
ALMEIDA, W. G.; ROGEL, G. T. S.; SHIMOURA, A, S.Mudanças de paradigmas na gestão do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 46-68, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revistagesec.org.br/ojs-2.4.5/index.php/secretariado/article/view/3/72#.Vfl23hFVhBc> Acesso em: 16 set. 2015.
BARROS, C. M. P.; SILVA, J. S.; LIMA, G. A.; BRITO, D. G. S. As competências gerenciais desenvolvidas pelos secretários executivos. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 25-47, jul./dez., 2013. Disponível em: <http://www.revistagesec.org.br/ojs-2.4.5/index.php/secretariado/article/view/131/pdf_29#.Vc0plHFVhBc> Acesso em: 09 ago. de 2015.
CESCA, C. G. G. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 9a ed. São Paulo: Summus, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ikzxGAM5E5gC&oi=fnd&pg=PA17&dq=organiza%C3%A7%C3%A3o+de+eventos+cient%C3%ADficos&ots=BktOJ--_I1&sig=C4mRPBLUXekKIB1XAg7XYL0DB4c#v=onepage&q=organiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20eventos%20cient%C3%ADficos&f=false> Acesso em: 05 out. 2015.
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI (Florianópolis). Apresentação da Organização para Captação de Recursos. 2015. Acesso em: 19 ago. 2015.
CORDEIRO, A. G. Priorização de requisitos e avaliação da qualidade de software segundo a percepção dos usuários. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. Engenharia de Produção, 2010.
DIAS, D. Motivação e resistência ao uso da tecnologia da informação: um estudo entre gerentes. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 22. Foz do Iguaçu, 1998. Anais.Foz do Iguaçu: ANPAD, 2000.
GIACAGLIA, M. C. Organização de eventos: teoria e prática.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
LACERDA, A. L.; WEBER, C.; PORTO, M. P.; SILVA, R. A. A Importância dos Eventos Científicos na Formação Acadêmica: Estudantes de Biblioteconomia. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina. Santa Catarina, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 130-144, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2684281.pdf> Acesso em: 05 out. 2015.
LEAL, F. G.; DALMAU, M. B. L. Análise das competências secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina em comparação ao perfil profissiográfico do secretário executivo. Revista Gestão e Secretariado,, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 143-174, set./dez.2014. Disponível em: <http://www.revistagesec.org.br/ojs-2.4.5/index.php/secretariado/article/view/289/pdf_26#.Vb7CM_NVikp> Acesso em: 02 ago. 2015.
MATIAS, M. Organização de Eventos: procedimentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2001.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999.
PORTELA, K. C. A.; MESQUITA, D. S.; RODRIGUES, J. S. A profissão de secretário executivo na cidade de Cuiabá – Mato Grosso. Revista Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 90-103, jan./jun. 2013. Disponível em:.Acesso em: 27 ago. 2015.
RESTIER, I. A Tecnologia da informação como patrimônio empresarial. In: D’ELIA, Bete; AMORIM, Magali; SITA, Mauricio. (Org.). Excelência no Secretariado: A importância da profissão nos processos decisórios. São Paulo: Editora Ser Mais, 2013.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistema de informações empresariais. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SABINO, R. F.; ROCHA, F. G. Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Braspot, 2004.
SILVA, M. B. R. Planejamento e Organização de Eventos: um modelo para os Profissionais de Relações Públicas e Marketing. 2003. Tese (Doutorado em Relações, Propaganda e Turismo) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://fateci.parnaiba.com.br/documents/livros_dig_educ_fisica/disciplinas_7_semestre/Disciplina_%20POL%C3%8DTICAS,%20PROJETOS%20E%20EVENTOS%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20F%C3%8DSICA%20I%20(organiza%C3%A7%C3%A3o)_/0321.pdf> Acesso em: 07 out. 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.