Fatores relevantes para a implantação de um roteiro turístico rural: um estudo a partir da percepção dos turistas<P>Relevant factors for the implantation of a rural tourism tour: a study from the perception of tourists
Palavras-chave:
Turismo rural, Viabilidade turística, Roteiro turístico rural.Resumo
O presento estudo buscou identificar os fatores relevantes para a implantação de um roteiro turístico rural. Neste contexto, o artigo foi estruturado com um breve marco teórico sobre o tema, seguido pela elaboração e apresentação dos resultados da pesquisa com 258 respondentes de todo o Brasil, objetivando identificar as percepções dos turistas sobre a implantação de roteiro turístico rural. Para a execução dos objetivos da pesquisa foi elaborado um estudo descritivo, de perspectiva quantitativa, instrumentalizado por meio de uma survey. Conforme os resultados, ficaram evidentes os principais aspectos e fatores que o turista busca em um empreendimento rural, a necessidade de contato com a natureza e o ambiente natural, um local hospitaleiro com boa infraestrutura e bem conservado. Destaca-se que a distância e a proximidade do local não se caracterizaram como fatores determinantes para escolha para onde viajar, sendo que a companhia mais relevante para fazer um roteiro turístico rural é a família, representando 53,88% da amostra da pesquisa, 41,86% dos respondentes estão dispostos a gastar em média R$70,00 a R$100,00, e 43,02% pretendem passar de 2 a 3 dias no hotel-fazenda. Em conformidade com os dados obtidos, para a criação de um empreendimento turístico rural, acredita-se que para que haja é necessária uma variedade de atrativos turísticas e ambientes com potencial para desenvolver essas atividades e propícios para desenvolver as atividades do campo, conciliando com as atividades turísticas.
Referências
BASTIANI, S. N. A. C.; MACEDO, S. R. Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) na perspectiva dos hóspedes. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 5, p. 93-114, 2016
BLANCO, E. S.O turismo rural em áreas de agricultura familiar: as "novas ruralidades" e a sustentabilidade do desenvolvimento local. Caderno Virtual de Turismo, v. 4, n. 3, p. 44-49, 2004.
CRUZ, C. C. et al. A dificuldade da mudança: marketing e posicionamento no Rio do Rastro Eco Resort. Turismo: Visão e Ação, v. 14, n. 1, p. 131-144, 2012.
ELESBÃO, I. Impactos socioeconômicos do Turismo no espaço rural. In: SANTOS, E. O.; SOUZA, M. (Org.). Teoria e Prática do Turismo no espaço rural. Barueri, SP: Manole, 2010. p. 150-169.
EZEQUIEL, G.; CARVALHO, M. O turismo natureza como potenciador das singularidades territoriais: O caso do pedestrianismo em Portugal. In: CRISTÓVÃO, A. et al (Org.). Turismo Rural em tempos de novas ruralidades. Porto Alegre: Ed. da UFGRS, 2014. p. 79-94.
FILIPPIM, M. L.; HOFFMANN, V. E.; ALBERTON, A. Turismo rural em fazendas-hotel: um estudo das características da demanda e fatores de influência no Planalto Serrano e Meio-Oeste de Santa Catarina. Turismo: Visão e Ação, v. 8, n. 1, p. 31-46, 2006.
GASTAL, S.; PERTILE, K. Enograstronomia e turismo no espaço rural: o vale dos vinhedos -RS/Brasil. In: CRISTÓVÃO, A. et al. (Org.). Turismo Rural em tempos de novas ruralidades. Porto Alegre: Ed. da Ufrgs, 2014. p. 171-194.
KLOSTER, S.; CUNHA, L. A. G. Desenvolvimento territorial e turismo rural: as relações possíveis. Desenvolvimento em Questão, v. 12, n. 27, p. 66-94, 2014.
LANE, B. Turismo rural de segunda geração: prioridades e questões de pesquisa. Turismo rural: antecedentes. In: CRISTOVÃO, A. et al. (Orgs.). Turismo rural em tempos de novas ruralidades. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2014, p. 15-48.
LIMA FILHO et al. O turismo rural como alternativa econômica para a pequena propriedade rural no Brasil. Turismo: Visão e Ação, 2007, v. 9, n. 1, p. 69-82.
LUNARDI, R.; SOUZA, M.; PERURENA, F. Participação e Decisão no Turismo Rural: uma análise a partir da perspectiva de gênero. Turismo em Análise, v. 26, n. 2, p. 334-357, 2015.
MAIA, E. M. M. Turismo rural na agricultura familiar: um estudo de caso no assentamento Tijuca Boa Vista em Quixadá (CE). Caderno Virtual de Turismo, v. 15, n. 1, p. 1-19, 2015.
MANOSSO, F. C.; SALOMÉ, M. V.; CARVALHO, A. T. Turismo rural na região norte do Estado do Paraná: conceito e prática. Caderno Virtual de Turismo, v. 10, n. 1, art. 3, p. 24-35, 2010.
NISHIMURA, F. N.; SEBOLD, R. Q.; MIRANDA, W. L. Aspectos do mercado turístico no município de Barra do Bugres (MT): análise do potencial com foco em turismo rural. Caderno Virtual de Turismo, v. 12, n. 3, p. 343-363, 2012.
OLIVEIRA, C. T. F.; ZOAUIN, D. M. Turismo rural e agricultura familiar: desafios e perspectivas para o campo. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 6, n. 2, art. 4, p. 1-14, 2011.
OLIVEIRA, F et al. O turismo rural no município de Rio Preto da Eva (AM): reflexões e perspectivas. Caderno Virtual de Turismo, v. 10, n. 2, art. 2, p. 13-21, 2010.
PATO, M. L. J.O Modesto Contributo do Turismo Rural no Douro, Portugal: um estudo baseado nos promotores e na oferta turística. Turismo em Análise, v. 27, n. 3, p. 624-643, 2016.
PEDRON, F. A.; ALMEIDA, J. A.; SOUZA, M. Avaliação do planejamento do turismo rural no roteiro Nostra Colonia, Jaguari - RS. Turismo: Visão e Ação, 2008, v. 10, n. 2, art. 6, p. 263-285.
RIVA, G.; BERTOLINI, G. R. F. Perspectiva do Turismo Rural como Alternativa de Renda para Agricultura Familiar: Análise de Trabalhos Científicos. Desenvolvimento em Questão, v. 15, n. 38, p. 197-227, 2017.
SANCHES, F. C.; SCHMIDT, C. M. Indicadores de Sustentabilidade Ambiental: Uma Análise das Práticas Sustentáveis em Empreendimentos de Turismo Rural. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 89-114, 2016.
SANTOS, A. S.; PIRES, P. S. Políticas públicas de turismo rural: Uma alternativa necessária. In: SANTOS, E. O.; SOUZA, M. (Org.). Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri: Manole, 2010. p. 60-79.
SCHERER, F. L. et al. Motivações, dimensões da imagem e qualidades afetivas dos lugares: a escolha do destino e as fotos em viagens de turismo e lazer. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 3, p. 442-458, 2015.
SILVA, M. A. C. et al. O Turismo Rural e os Produtos Locais: Construção Social da Qualidade a Partir da Teoria das Convenções. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 9, n. 3, p. 433-446, 2017
SILVA, M. F.; ALMEIDA, J. A.; SOUZA, M. O turismo rural e as organizações sociais locais no Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves – RS. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 7, n. 3, p. 335-344, 2005.
TULIK, O. Turismo e desenvolvimento no espaço rural: abordagens conceituais e tipologias. In: SANTOS, E.; SOUZA, M. (Orgs.). Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri, SP: Manole, 2010, p. 96-108.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.