A logística reversa como meio de redução de custos: Um de estudo de caso no Grupo TEC Eletrônico<p>Reverse logistics as a means of cost reduction: a case study in the Electronic TEC Group
Palavras-chave:
cadeia de abastecimento, gestão de custos, logística reversa.Resumo
O presente artigo discorre sobre uma das áreas do processo logístico comum e tradicional da cadeia de abastecimento que é a logística reversa. Tem como principal foco o processo contrário ao tradicional das cadeias de abastecimento comuns das grandes empresas; enfatizando a redução de custos, desenvolvendo um foco estratégico na reutilização e reciclagem de materiais, peças e insumos; com foco ainda em promoção de imagem, confiabilidade, credibilidade e segurança; as empresas passam assim a entender como se da o processo de reciclagem e destino final ao ciclo de vida de seus produtos. O estudo apresenta vantagens para aplicação e incentivo a este setor de atuação da logística, a fim de aperfeiçoar de forma estratégica todos os processos de distribuição e reversão da disponibilidade de produtos ao mercado consumidor, tendo foco especial e cauteloso à redução dos custos que incidem sobre toda a cadeia de distribuição. A pesquisa é um estudo de caso realizado no Grupo TEC Eletrônico, empresa que presta serviços e comercializa produtos tecnológicos, localizada na Cidade de São Luís-MA. Observa-se que os valores alcançados com o processo de logística reversa, em termos percentuais promoveram uma redução sobre os custos de manuseio e transporte de 51,45% sobre o processo de logística direta.
Referências
BOWERSOX, Donald J. CLOSS, J. David, COOPER, M. Bixby, BOWERSOX, C. John. Gestão Logística da Cadeia de Abastecimento. 4ª ed. São Paulo: Bookman, 2014.
BERTAGLIA, R. Paulo, Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
BALLOU, H. Ronald, Logística Empresarial – Transporte – Administração de Materiais – Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993.
FLEURY, F. Paulo; WANKE P. FIGUEIREDO, F. Kleber. Logística Empresarial – A perspectiva Brasileira. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
FARIA, C. Ana, COSTA, G. F. Maria. Gestão de Custos Logísticos. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
LEONE, G. S. George. Custos – Planejamento, Implantação e Controle. São Paulo: Atlas, 1987.
LEITE, R. Paulo. Logística Reversa – Nova Área da Logística Empresarial. Revista
Tecnologística, São Paulo: Publicare, 2002.
LAMBERT, Douglas M. STOCK, James R.; VANTINE, José G. Administração
Estratégica da Logística. Tradução Maria C. Vondrak; Vantine Consultoria, SP. 1998.
LACERDA, Leonardo, Logística Reversa – Uma Visão Sobre os Conceitos Básicos e as Práticas Operacionais. Coppead, UFRJ, 2002. Disponível em: http://www.cel.coppead.ufrj.br/fs-public. Acesso em: 28 de Abril de 2016.
NASCIMENTO, M. Jonilton. Custos – Planejamento, Controle e Gestão na Economia Globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ROGERS, D. S., TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and Practice. Reverse Logistics Executive Council, 1999.
SOUZA, F. Sueli, FONSECA, L. U. Sérgio. Logística Reversa: Oportunidades para Redução de Custos em Decorrência da Evolução do Fator Ecológico. p.03 - apud.
STOCK, James R.. Reverse Logistics Programs. Illinois:Council of Logistics Management, 1998.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.