A logística reversa como meio de redução de custos: Um de estudo de caso no Grupo TEC Eletrônico<p>Reverse logistics as a means of cost reduction: a case study in the Electronic TEC Group

Autores

  • HALBERT FERREIRA ANDRADE Universidade Ceuma
  • DIOGO DA SILVA CHAGAS Universidade Ceuma
  • PAULO ROBERTO CAMPELO FONSECA E FONSECA Universidade Ceuma
  • JAYLSON FRANKLIN MENDONÇA NUNES Universidade Ceuma

Palavras-chave:

cadeia de abastecimento, gestão de custos, logística reversa.

Resumo

O presente artigo discorre sobre uma das áreas do processo logístico comum e tradicional da cadeia de abastecimento que é a logística reversa. Tem como principal foco o processo contrário ao tradicional das cadeias de abastecimento comuns das grandes empresas; enfatizando a redução de custos, desenvolvendo um foco estratégico na reutilização e reciclagem de materiais, peças e insumos; com foco ainda em promoção de imagem, confiabilidade, credibilidade e segurança; as empresas passam assim a entender como se da o processo de reciclagem e destino final ao ciclo de vida de seus produtos. O estudo apresenta vantagens para aplicação e incentivo a este setor de atuação da logística, a fim de aperfeiçoar de forma estratégica todos os processos de distribuição e reversão da disponibilidade de produtos ao mercado consumidor, tendo foco especial e cauteloso à redução dos custos que incidem sobre toda a cadeia de distribuição. A pesquisa é um estudo de caso realizado no Grupo TEC Eletrônico, empresa que presta serviços e comercializa produtos tecnológicos, localizada na Cidade de São Luís-MA. Observa-se que os valores alcançados com o processo de logística reversa, em termos percentuais promoveram uma redução sobre os custos de manuseio e transporte de 51,45% sobre o processo de logística direta.

Biografia do Autor

HALBERT FERREIRA ANDRADE, Universidade Ceuma

Mestre em Administração, Pós-Graduado em Marketing Estratégico, Graduado em Administração. Coordenador do Curso CST em Gestão de RH e Coordenador Adjunto de Administração-EAD da Universidade Ceuma.

DIOGO DA SILVA CHAGAS, Universidade Ceuma

Possui graduação pela Universidade Ceuma (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Logística, Processos de Produção, aquisição e controles de materiais.

PAULO ROBERTO CAMPELO FONSECA E FONSECA, Universidade Ceuma

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2012) e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2011), com estudos, a título de mobilidade acadêmica, efetivados na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Portugal (2008-2009). Ex-professor da educação profissional e tecnológica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Atualmente é Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Administração da Universidade Ceuma. Possui experiência na área de administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Controladoria e Educação.

JAYLSON FRANKLIN MENDONÇA NUNES, Universidade Ceuma

É graduado em Hotelaria e em Administração de Empresas. Possui especialização em Hotelaria e Turismo, em Tecnologia de Alimentos e, em Gestão Pública. É mestrando do curso de Administração Pública. É sócio-diretor da J M TREINAMENTOS E SERVIÇOS LTDA, empresa que atua no apoio ao desenvolvimento de MPEs e no fomento ao empreendedorismo. Atua como docente a mais de 12 (doze) anos em IES públicas e privadas, além de ministrar cursos e palestras nas áreas de sua formação e experiência profissional. Desde 2015 é professor do curso de Administração da Universidade CEUMA, onde também coordena o curso em uma de suas unidades. Em 2014 foi eleito conselheiro do Conselho Regional de Administração do Maranhão, tendo assumido em 2015 a Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Profissional daquele órgão de classe, função para a qual foi reeleito em 2017.

Referências

BOWERSOX, Donald J. CLOSS, J. David, COOPER, M. Bixby, BOWERSOX, C. John. Gestão Logística da Cadeia de Abastecimento. 4ª ed. São Paulo: Bookman, 2014.

BERTAGLIA, R. Paulo, Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BALLOU, H. Ronald, Logística Empresarial – Transporte – Administração de Materiais – Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993.

FLEURY, F. Paulo; WANKE P. FIGUEIREDO, F. Kleber. Logística Empresarial – A perspectiva Brasileira. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

FARIA, C. Ana, COSTA, G. F. Maria. Gestão de Custos Logísticos. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

LEONE, G. S. George. Custos – Planejamento, Implantação e Controle. São Paulo: Atlas, 1987.

LEITE, R. Paulo. Logística Reversa – Nova Área da Logística Empresarial. Revista

Tecnologística, São Paulo: Publicare, 2002.

LAMBERT, Douglas M. STOCK, James R.; VANTINE, José G. Administração

Estratégica da Logística. Tradução Maria C. Vondrak; Vantine Consultoria, SP. 1998.

LACERDA, Leonardo, Logística Reversa – Uma Visão Sobre os Conceitos Básicos e as Práticas Operacionais. Coppead, UFRJ, 2002. Disponível em: http://www.cel.coppead.ufrj.br/fs-public. Acesso em: 28 de Abril de 2016.

NASCIMENTO, M. Jonilton. Custos – Planejamento, Controle e Gestão na Economia Globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

ROGERS, D. S., TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and Practice. Reverse Logistics Executive Council, 1999.

SOUZA, F. Sueli, FONSECA, L. U. Sérgio. Logística Reversa: Oportunidades para Redução de Custos em Decorrência da Evolução do Fator Ecológico. p.03 - apud.

STOCK, James R.. Reverse Logistics Programs. Illinois:Council of Logistics Management, 1998.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Publicado

29-06-2018