O processo de cocriação de valor no mercado da base da pirâmide<p>The process of value co-creation in base market pyramid
Palavras-chave:
Pobreza. Cocriação de Valor. Base da Pirâmide.Resumo
Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre a cocriação de valor no mercado da base da pirâmide. Para atender ao objetivo do estudo, a metodologia classifica-se em pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Foram analisados artigos de periódicos científicos e livros de autores que são referência no tema. Os principais resultados apontam o amadurecimento das ideias inicialmente concebidas por Prahalad (2004), as quais focavam a concepção de estratégias empresariais voltadas para o mercado denominado de base da pirâmide com foco no lucro para também atender às necessidades das pessoas de baixa renda. Isso se evidencia na evolução da abordagem BOP 1.0 para abordagem BOP 2.0.
Referências
ANDERSON, J.; BILLOU, N. Serving the world’s poor: innovation at the base of the economic pyramid. Journal of Business Strategy, 28(2), 14-21, 2007.
ARORA, S.; ROMIJN, H. Innovation for the base of the pyramid: critical perspectives from development studies on heterogeneity and participation. United Nations University - Maastricht Economic and social Research and Training Center on Innovation and Technology. The Netherlands, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BRUGMANN, J.; PRAHALAD, C. K. Co-creating business’s new social compact. Harvard Business Review, 85(2), 80-90, 2007.
CANZIAN, F. O rolê do Brasil. 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/2014/01/1398643-o-role-do-brasil.shtmlAcesso em: dez. 2017.
CHATHOTH, P.; ALTINAV, L.; HARRINGTON, R. J.; OKUMUS, F.; CHAN, E. S. W. Co-production versus cocreation: A process based continuum in the hotel service context. International Journal of Hospitality Management, v. 32, p. 11-20, 2013.
GOEL, Vinod K. Instruments to promote inclusive innovation: an agenda for inclusion and growth. Inclusive Innovation Workshop. Bangkok, March 4, 2011.
HALME, M.; LINDEMAN, S.; LINNA, P. Innovation for inclusive business: intrapreneurial bricolage in multinacional corporations. Journal of Management Studies, 49(4), 743-784, 2012.
NOGAMI, V. K. C.; VIEIRA, F. G. D.; MEDEIROS, J. Perspectiva social e tecnológica da inovação no mercado de baixa renda. In: Seminário em Administração – SemeAd, 16, 2013, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2013.
RAMANI, S.; GHAZI, S.; DUYSTERS, G. On the diffusion of toilets as bottom of the pyramid innovation: lessons from sanitation entrepreneurs. Technological Forecasting & Social Change, 79(1), 676-687, 2011.
RAMASWAMY, V. The rules of engagement: are you ready for the co-creation movement? IESE Insight, 2(3), 29-35, 2009.
RANJAN, K.; READ, S. Value co-creation: concept and measurement. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 3, 290-315, 2016.
SRINIVASA, S.; SUTZ, J. Developing countries and innovation: searching for a new analytical approach. Technology in Society, 30(1), 29-40, 2008.
WBCSD – World Business Council for Sustainable Development. Doing Business with the poor: A fiel guide, 2004.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.