Métodos de acompanhamento e previsão da receita pública: um estudo de caso no município do Recife<p>Methods of monitoring and public revenue forecasting: a case study in the municipality of Recife
Palavras-chave:
Imposto sobre serviços de qualquer natureza. Séries temporais. Previsão.Resumo
Para garantir o pleno funcionamento do Estado, o poder público necessita arrecadar recursos para custear seu funcionamento, e com o advento da Lei nº 4.320/64 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, a obrigatoriedade de orçamentos bem equilibrados tem sido essencial para um bom desempenho das gestões públicas. Nesse sentido, considerando o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) como o principal tributo de arrecadação própria do município do Recife, este estudo teve como objetivo avaliar modelos alternativos mais acurados de previsão da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na Prefeitura do Recife. Para evidenciar este propósito, serviram de suporte matemático os modelos de Tendência Linear e a Modelagem Auto-regressiva, a partir de séries históricas, concernentes ao período de janeiro de 2007 a dezembro de 2016. Após a aplicação dos modelos, foi constatada a capacidade preditiva dos mesmos. Dentre os quais, o Auto-regressivo demonstrou ser o mais preciso. Dos resultados auferidos, observou-se que a aplicação de modelos baseados em séries temporais pode transformar-se em um instrumento consistente para a fixação de receitas orçamentária em função de sua capacidade preditiva.
Referências
ARAÚJO, I. ARRUDA, D. Contabilidade Pública, da Teoria à Prática. São Paulo: Ed. Saraiva, 2004.
BRAGA, M. C. de A. S.H. F. Gestão democrática no Recife: o uso do Orçamento Participativo como parâmetro de análise. Humanae, v.1, n.2, p.37-54. 2008
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. 31. ed. Organizado por Antônio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina V. S. Windt e Lívia Céspedes. São Paulo: Saraiva, 2003.
COSTA, W. Tributos Finalísticos Uma Leitura Constitucional. Salvador, 2013.
CARDOSO, C.R., et al. Contribuição do Planejamento Orçamentário. Revista BrasCardio Invasiva;18(1):62-7, 2010.
CORRAR, L.J., &TEÓPHILO, C.R. Pesquisa Operacional para Decisão em Contabilidade e Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
DEBUS, I., & MORGADO, J.V. Orçamento Público. Brasília, 2000.
FERREIRA, G. R. Mensuração de desempenho de processos no setor público: um estudo de caso na divisão de cálculos da procuradoria geral do estado de Pernambuco. Dissertação apresentada ao PPGC da UFRPE, Recife, dezembro, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública. São Paulo: Atlas, 2003.
MAGALHÃES, E. A. OLIVEIRA, T. B. A.WAKIM, V. R. FARONI W. Análise da evolução da despesa orçamentária em uma instituição de ensino superior: o caso da universidade federal de viçosa (ufv). In XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Ipojuca-PE, 2016.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
RICHARDSON, R.J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2008.
SANTOS, J.H.V. Considerações Acerca Dos Métodos Dedutivo E Indutivo. São Paulo, 2008.
SILVA, L.M. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SILVA, P.M., WEIDER, W. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona qual é o futuro das decisões que as organizações tomam. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 4, p. 209-227, Edição Especial. 2012.
SOUZA, T.P. Estatística – Teoria e Aplicações. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.