O PROCESSO DA ESTRATÉGIA SOB A VISÃO DOS DECISORES

Autores

  • Paulo Gustavo da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Afranio Galdino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Larissa Mayara da Silva Damasceno Centro Integrado para Formação de Executivos (UNIFACEX)
  • Francisco Antônio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Palavras-chave:

Estratégia, Pensamento, Formulação, Mudança, Decisores.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da CAERN (Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte). A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: O processo de formação da estratégia (Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O estudo é de caráter exploratório descritivo. Para a tabulação e análise dos dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à pesquisa. A partir das análises dos resultados do estudo, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma se mostrou coerente com a realidade dos profissionais responsáveis pela estratégia organizacional da empresa: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível acadêmico dos decisores. Conclui-se que o nível de formação acadêmica é importante e influencia diretamente no processo da formulação estratégica. Na organização em estudo o conhecimento dos gestores interfere na formulação estratégica.

Biografia do Autor

Paulo Gustavo da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Gerência de Marketing e Vendas pela Universidade Potiguar (2006) e em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2007), é Especialista com MBA em Marketing Estratégico pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (2008). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). No momento, é Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Trabalhou em empresas na área administrativa chegando a atuar como gestor, além de ter experiência como consultor empresarial e professor universitário.

Afranio Galdino de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve atividades na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado) e orienta alunos de Mestrado e de Doutorado. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Administração da Produção e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de empresas, Desempenho Empresarial, Gestão Estratégica, Processo Decisório, Inteligência Competitiva, Futures Studies (Cenários Prospectivos), Gestão da Produção, Métodos de Apoio à Decisão e PBL - Aprendizagem Baseada em Projetos.

Larissa Mayara da Silva Damasceno, Centro Integrado para Formação de Executivos (UNIFACEX)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com linha de pesquisa em Estratégia e Tecnologia da Informação. É especialista em de Gestão Estratégica de Pessoas (MBA) pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e técnico de nível médio em Gestão de Produção do Vestuário pelo SENAI CET Clóvis Motta (RN). Atualmente é docente nos cursos de graduação Administração, Gastronomia e CST de Recursos Humanos na UNIFACEX. Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) do departamento de Ciências Administrativas (DEPAD) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais do Campus (DACS) de Mossoró-RN. Áreas de atuação como docente: empreendedorismo e gestão de negócios; gestão de tecnologia da informação; gestão de segurança da informação; gestão de projetos e gestão de pessoas (recrutamento e seleção, motivação de equipes, avaliação de desempenho; remuneração).

Francisco Antônio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais - FEA-PUC/SP (gestão 2013/2017), Professor Titular da cadeira de marketing, com regência de disciplina, pesquisa e orientação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (mestrado e doutorado), além de orientação de projetos de iniciação científica e monografia de graduação em administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. É pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP). Coordena o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Foi coordenador (gestão 2009/2013) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP. É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estudos da teoria em marketing, comportamento do consumidor e gestão de marcas.

Publicado

01-07-2017