FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO GESTOR PÚBLICO

Autores

  • Valdir Machado Valadão Júnior Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Taiza Rita Bertoldi Buzatto Administradora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lígia Maria Heinzmann Docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palavras-chave:

Competências. Gestor. Gestão pública

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o nível de coerência dos projetos pedagógicos e ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Administração Pública com nota cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação à formação de competências necessárias para o bom desempenho na prática profissional. Analisou-se a relação entre a academia e a prática, adotando-se como método de abordagem a pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio da aplicação de um questionário aplicado a gestores, com base em Keinert (1994), com a finalidade de identificar o “grau de importância”, a “intensidade de uso” e o “domínio” em relação a 30 competências identificadas. A pesquisa qualitativa se deu por meio da análise de conteúdo dos projetos pedagógicos dos cursos de Administração Pública e suas ementas. Quanto aos resultados, verifica-se que as competências são avaliadas como “muito importante” para o contexto de trabalho, e que a maioria delas está sendo “utilizada” na prática. Alguns resultados apontam fragilidades que devem ser consideradas pela academia como, por exemplo, o menor domínio dos respondentes estar direcionado para a “competência política”, “cidadania e democracia”, “visão estratégica” e “sustentabilidade” que são competências fundamentais para o contexto público.

Biografia do Autor

Valdir Machado Valadão Júnior, Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Taiza Rita Bertoldi Buzatto, Administradora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Lígia Maria Heinzmann, Docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Publicado

12-03-2017