AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL E OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES E SEUS IMPACTOS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS.

Autores

Palavras-chave:

Ajustes de Avaliação Patrimonial. Resultados Abrangentes. Patrimônio Líquido. CPC.

Resumo

A globalização gerou necessidade de comparação das informações contábeis de empresas de todos os mercados do mundo e consequentemente uma padronização das normas contábeis. Este estudo tem o objetivo de avaliar como os "Ajustes de Avaliação Patrimonial" e a "Demonstração de Resultados Abrangentes", introduzidos na contabilidade das empresas brasileiras pelo processo de convergência as normas contábeis internacionais tem impactado suas demonstrações. A metodologia aplicada constitui-se de pesquisa empírica e análise bibliográfica com abordagem descritiva e qualitativa. Este estudo é relevante porque expõe itens registrados no Patrimônio Líquido das empresas sem informações de como e quando serão realizados. Como resultado foi identificado que as empresas apresentam no seu Patrimônio Líquido valores de ganhos e perdas sem informação de quando afetarão seus resultados futuros, assim como não mencionam qual será o tratamento dos itens que não deverão afetar os resultados. Foi concluído que a falta de informações sobre os Ajustes de Avaliação Patrimonial pode dificultar a avaliação e comparação por parte dos usuários das informações contábeis, assim como a falta de normatização sobre esses ajustes. 

Biografia do Autor

Maria Angélica Ferreira da Silva, UERJ

Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ.  Tem experiência na implementação de normas contábeis internacionais ( US GAAP e IFRS. )Trabalhou durante 22 anos como contadora em empresa de capital aberto chegando ao cargo de gerente. Trabalhou como auditora externa na DDDDDDDD durante 11 anos  chegando ao cargo de gerente. 

Simone Silva da Cunha Vieira, UERJ

Doutora em Ciências Contábies pela FEA/USP. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial.

Publicado

12-03-2017