A ferramenta storytelling no contexto de marketing: uma análise a partir da estratégia de comunicação empresarial
Palavras-chave:
Marketing, Comunicação, Imagem organizacional, StorytellingResumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso sobre as estratégias de comunicação do Grupo Zeta analisadas por meio da ferramenta storytelling. Então, o objetivo do trabalho é analisar a disseminação dos valores e práticas organizacionais na comunicação do Grupo Zeta, a partir desta ferramenta. A justificativa para a realização deste estudo é disseminar a ferramenta storytelling para estudos na área de marketing, com foco no item comunicação do composto de marketing, a partir de narrativas contadas aos clientes. Para alcançar os objetivos propostos no estudo realizou-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e um estudo de caso. A coleta foi gerada a partir de dados secundários e entrevistas em profundidade com clientes do Grupo Zeta. Os resultados foram atribuídos através da técnica de análise de conteúdo, onde as respostas dos entrevistados foram segmentadas em categorias visando responder os objetivos do estudo. Como resultado, verificou-se a efetividade da ferramenta storytelling, utilizando como referência o caso Zeta. Através das entrevistas com os clientes foi possível verificar o impacto positivo das campanhas publicitárias da empresa que se utilizam de narrativas e como as mensagens transmitidas utilizando essa ferramenta são bem assimiladas pelos clientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.