Desafios da comunicação institucional e do posicionamento no mercado do tabaco perante as restrições ao setor

Autores

  • Sheila Fernanda Candido Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). http://orcid.org/0000-0002-9398-7240
  • Ciro Eduardo Gusatti Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Palavras-chave:

Comunicação Institucional, Tabaco, Imagem Corporativa, Posicionamento, Marketing.

Resumo

Diversos países apoiam a Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQTC), em iniciativas que visam à restrição do consumo e da produção de tabaco. Entre estes países, está o Brasil. A adoção de leis antifumo implicou na formação de um cenário divido na região sul. Nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, localizam-se centenas de comunidades que têm, na cultura do tabaco, a base de sua economia. São 651 municípios produtores, 650 mil pessoas atuando no meio rural e 30 mil postos de trabalho gerados na zona urbana (SINDITABACO, 2015). Considerando a relevância econômica da atividade, este artigo busca examinar como a comunicação institucional atua no posicionamento perante as restrições políticas e sociais enfrentada pelo setor. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único de uma empresa exportadora de tabaco. A pesquisa apresenta dados econômicos e descrição dos movimentos antitabagistas para contextualizar a situação do mercado. Os fundamentos teóricos são abordados e comparados às estratégias adotadas pela empresa. Entrevistas com funcionárias do setor de comunicação e de materiais impressos (informativos, jornais, revistas e anúncios publicitários) subsidiaram os dados para análise. Através do Método de Adequação ao Padrão (YIN, 2014), verificou-se a convergência entre conceitos defendidos por autores das áreas de comunicação e de marketing às ações institucionais.

Biografia do Autor

Sheila Fernanda Candido, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing.

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Professor Universitário: Docente do Mestrado em Administração PPGA/UNISC.

Ciro Eduardo Gusatti, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestre em Administração.

Publicado

06-12-2016