Efeito contágio no mercado financeiro brasileiro

Autores

  • Rodrigo Abbade da Silva Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço: Rua. Vitória, P.P. Machado, CEP: 97030-610. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 91930298. E-mail: abbaders@gmail.com.
  • Daniel Arruda Coronel Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Diretor da Editora da UFSM, Membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da FAPERGS e Membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria. Foi Coordenador Substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012), Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015) é Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro:047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Editor Associado da Revista Ciência Rural. Tem experiência na área de Economia e Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional, Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento. (Homepage: www.danielcoronel.com.br).
  • Mygre Lopes da Silva Doutoranda e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço: Rua. Vitória, P.P. Machado, CEP: 97030-610. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 9152684. E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Palavras-chave:

Integração de mercados financeiros, Mercado acionário, Modelo VAR, Efeito contágio, Mercado financeiro brasileiro.

Resumo

Objetiva-se avaliar a existência do efeito contágio nos cinco maiores mercados financeiros mundiais (Alemanha, Canada, Japão, Estados Unidos, China), sobre o comportamento do mercado financeiro brasileiro, no período 04/01/1999 a 03/06/2015. Para tanto, foi aplicado um modelo de vetores autorregressivos (VAR). Os resultados não indicaram existência de relações em longo prazo. Em termos dos efeitos de curto prazo, as funções de resposta a impulso mostraram que o mercado financeiro brasileiro reage inconstantemente com os mercados financeiros mundiais, o que corrobora a hipótese de presença do efeito contágio e a possibilidade de diversificação de portfólios entre diferentes países.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Abbade da Silva, Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço: Rua. Vitória, P.P. Machado, CEP: 97030-610. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 91930298. E-mail: abbaders@gmail.com.

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço: Rua. Vitória, P.P. Machado, CEP: 97030-610. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 91930298. E-mail: abbaders@gmail.com.

Daniel Arruda Coronel, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Diretor da Editora da UFSM, Membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da FAPERGS e Membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria. Foi Coordenador Substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012), Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015) é Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro:047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Editor Associado da Revista Ciência Rural. Tem experiência na área de Economia e Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional, Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento. (Homepage: www.danielcoronel.com.br).

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Diretor da Editora da UFSM, Membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da FAPERGS. Prédio 74C, Térreo, Sala 4112, Bairro Camobi, km 9, 97105900, Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 32209296, URL da Homepage: www.danielcoronel.com.br. daniel.coronel@uol.com.br.

Mygre Lopes da Silva, Doutoranda e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço: Rua. Vitória, P.P. Machado, CEP: 97030-610. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 9152684. E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Doutoranda e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço: Rua. Vitória, P.P. Machado, CEP: 97030-610. Santa Maria, RS, Brasil. Telefone: (55) 9152684. E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Publicado

06-12-2016