Práticas de gestão inseridas no padrão de modelo de negócio aberto: o caso de uma empresa da indústria da alimentação

Autores

  • Gilberto Francisco Ceretta Universidade Positivo - UP
  • André Luis Salvador Universidade Positivo - UP
  • Dálcio Roberto Reis Universidade Positivo - UP

Palavras-chave:

Modelo Aberto. Práticas de Gestão. Inovação. Modelo de Negócios.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são as práticas gerenciais utilizadas por uma empresa da indústria de alimentos, que adota um modelo de negócio aberto, relacionado com sua capacidade de inovação. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, tendo uma abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso. Os principais resultados foram: a) as práticas como a integração com o ambiente externo, colaboradores com perfil intraempreendedor, cultura interna colaborativa e gestão do processo de inovação em redes são fundamentais para o processo de abertura do modelo de negócios; b) que a adoção desse modelo dependem de fatores primordiais como a mudança de mentalidade arraigada em um padrão fechado, apoio da alta cúpula da organização no processo de transição e desapego relacionado aos resultados apresentados do processo de inovação; c) o processo de transição entre modelos de negócio é um exercício de convencimento que pode durar algum tempo para ser concretizado.

Biografia do Autor

Gilberto Francisco Ceretta, Universidade Positivo - UP

Doutorando em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Positivo - UP.

André Luis Salvador, Universidade Positivo - UP

Doutorando em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Positivo - UP.

Dálcio Roberto Reis, Universidade Positivo - UP

Professor Phd do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo - UP

Publicado

07-01-2016

Edição

Seção

Relato Técnico