Qualidade de serviços: uma análise na livraria X no contexto físico e virtual

Autores

  • Gabriela Silva Pires Universidade Federal da Paraíba
  • Janine Silva do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, Ambiente físico e virtual, Mensuração

Resumo

Um dos setores de maior destaque no crescimento econômico nacional é o de serviços, o qual tem se evidenciado também em estudos que tratam a qualidade de serviços. Além de organizações físicas, a qualidade do serviço para lojas online tem ganhado força nestes últimos anos. Este artigo teve como objetivo mensurar a qualidade do serviço presencial e online da livraria X considerando a loja física na cidade de João Pessoa como também a loja
virtual disponível para toda rede mundial de computadores, a internet. Utilizou-se a aplicação das escalas SERVQUAL para a loja física e E-S-QUAL para a loja online. Para análise dos dados, foram calculadas estatísticas descritivas, análise fatorial com suas medidas (KMO, MSA e teste de esfericidade), teste de hipótese de igualdade de duas proporções e de uma proporção. Para validação interna do construto foi utilizada a medida de fidedignidade Alpha de Cronbach. Assim, os resultados obtidos, apontam que para os consumidores participantes
da presente pesquisa o serviço da livraria X tanto da loja física quanto da virtual, possui, de maneira geral, boa qualidade, especialmente nos quesitos segurança e privacidade, respectivamente.

Publicado

14-10-2016

Como Citar

Pires, G. S., do Nascimento, J. S., & de Abreu, N. R. (2016). Qualidade de serviços: uma análise na livraria X no contexto físico e virtual. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 14(2), 42–59. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/3698

Edição

Seção

Artigos