O Estudo do Sentido do Trabalho: Contribuições e Desafios para as Organizações Contemporâneas
Palavras-chave:
OrganizaçõesResumo
O estudo sobre o sentido do trabalho enquanto fenômeno vinculado ao mundo do trabalho tem se apresentado como uma demanda contemporânea e um desafio para as organizações (Bianchi, 2013). Tal proposição é referenciada por Morin (2004) e Ulrich e Ulrich (2011) quando afirmam que o sentido do trabalho é base para a motivação e comprometimento organizacional. Dessa forma, torna-se um elemento vital no mundo contemporâneo para o aprimoramento da relação organização e indivíduo. Este ensaio pretende apresentar uma reflexão a respeito das investigações recentes sobre sentido do trabalho. A partir da discussão teórica foi possível destacar contribuições e desafios relevantes. Como contribuição está a compreensão do sentido do trabalho como um passo importante para a elaboração de políticas de gestão de pessoas (Ulrich e Ulrich, 2011; Bianchi, 2013) que colaborem com os resultados organizacionais. E ainda que, as investigações sobre o fenômeno que têm como foco as categorias profissionais, reforçam a ideia da relevância das organizações, ainda que em realidades distintas, enquanto lugar de relações interpessoais importantes: um ambiente social que produz sentido. Por fim, ressaltam-se, nas investigações do contexto brasileiro, as atenções dadas à nova demografia do trabalho. Quanto aos desafios, urge um olhar sobre as modificações nas relações de trabalho considerando ambientes laborais permeados por intensos processos de flexibilização. E ainda, um desafio metodológico no que tange à seleção dos métodos mais adequados ao estudo deste fenômeno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.