Atitude e intenção de compra de têxtil feito a partir de material reciclado: um estudo sobre a influência de atributo ecológico

Autores

  • Késia Rozzett Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB)
  • Chael Mazza Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB).
  • Leonardo Martins Prudente Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS)
  • Solange Alfinito Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Reciclagem, consumo sustentável, comportamento do consumidor

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a atitude e intenção de compra de consumidores em relação a produtos têxteis com argumento ecológico. Diante dos problemas ambientais e sociais desencadeados pelas decisões tomadas dentro e fora das organizações, surge o desafio de alcançar a sustentabilidade. Nesse âmbito, as empresas vêm se aproveitando da tendência pró-ambientalista para vender mais seus produtos e pesquisas empíricas vêm mostrando que há indivíduos dispostos a modificar alguns de seus hábitos em prol da causa ambiental. Com base nessas premissas, foi realizado um pré-experimento com 147 participantes que avaliaram sua atitude, intenção de compra e preferência em relação a um tecido 100% algodão e um outro feito com 50% de garrafas PET recicladas e 50% algodão, com ausência (O1) e presença (O2) da identificação da matéria-prima do tecido. Os resultados mostraram que há preferência pelo tecido reciclado em relação ao 100% algodão em ambas as observações (χ2=0,250; p=0,617) e que a opinião sobre o tecido 100% algodão é consideravelmente mais positiva quando há identificação do tecido (Z=-6,807; p<0,001). O trabalho contribui para a literatura acadêmica crescente sobre atitudes e produtos ecológicos e sugere uma oportunidade mercadológica em relação à comercialização de tecidos com matéria-prima reciclada.

 

Biografia do Autor

Késia Rozzett, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB)

Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Professora de graduação e pós-graduação nas áreas de Marketing, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. Tem experiência como consultora organizacional.

Chael Mazza, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB).

Mestre em Administração (UnB), com Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas (UnB) Membro-fundador da Sapiens, empresa júnior de consultoria biológica vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas da UnB. Atualmente é aluno do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA-UnB) com foco na Gestão da Inovação em Serviços e Capacidades Dinâmicas. Trabalha como analista de gestão e análise de processos no Banco Centrasl do Brasil (BCB), onde atua na universidade corporativa do banco (Unibacen) com ações educacionais, treinamento, desenvolvimento e capacitação. 

Leonardo Martins Prudente, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS)

Mestre em Administração (UnB), especialista em Desenvolvimento Humano (PUC-Minas) e em Proteção Social (PUC Chile), bacharel em Relações Internacionais (UnB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e trabalha como assessor na Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Solange Alfinito, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Graduada em economia e Mestre em Economia de Empresas. É professora no Departamento de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB. 

Publicado

07-01-2016